A prefeita Raquel Lyra lançou, na última quinta-feira (29), o Programa Aluno Presente. A solenidade ocorreu na Escola Municipal Kermógenes Dias, com a presença de secretários municipais, professores, gestores, pais e alunos. O objetivo é monitorar e combater a infrequência escolar dos alunos da rede municipal de ensino de Caruaru.
Durante o evento, a população tirou dúvidas a respeito de vários temas, como as condicionalidades do Bolsa Família e a relação com a frequência escolar dos alunos; a importância da conscientização dos pais sobre a presença do filho nas unidades de ensino, bem como a integração e a busca ativa dos alunos infrequentes, de maneira a identificar o motivo e solucionar o problema.
A chefe do Executivo municipal, que tem um olhar diferenciado para a educação, destacou a ação integrada que representa o projeto. "Nós temos trabalhado diariamente para garantir que todos os nossos alunos estejam dentro da escola desenvolvendo suas habilidades. É uma ação integrada de toda a Prefeitura de Caruaru para identificar o motivo da infrequencia e ajudar esse aluno no que for preciso", assegurou Raquel Lyra.
Para a dona de casa Michelle Carvalho, a ação tem beneficiado os alunos e as famílias. "Meu filho faltou dois dias porque estava adoentado e eu fui surpreendida com a visita de um profissional da educação querendo saber o motivo das faltas e me convidando para ir à escola. Isso me deixou muito segura e feliz em saber que, de fato, a escola se preocupa com o meu filho", declarou.
A estudante Alana Bianca, 14 anos, afirmou que a implantação oficial do Programa Aluno Presente é uma forma de garantir que o aluno termine o ano. "Às vezes os pais acham que os filhos estão na escola quando, na verdade, estão na rua correndo perigos. Agora temos quem fiscalize e quem vá até os nossos pais para saber o que está acontecendo. Dessa forma, fica mais difícil de matar aula e, consequentemente, perder o ano", contou.