Wagner Gil
Na manhã da última quarta-feira (28) aconteceu uma importante reunião entre policiais locais e integrantes da Embaixada Norte-Americana, no Recife. O encontro teve como foco a apresentação dos profissionais, bem como o estreitamento das relações entre os órgãos e a cooperação entre as unidades de investigação para a realização de trabalhos de repressão e combate a crimes comuns.
Além dos delegados de polícia civil atuantes em Caruaru, estiveram presentes, por parte da Embaixada, a assistente consular, a investigadora criminal de fraudes e um agente especial do FBI, no estado de Pernambuco. Essa aproximação vai ajudar a polícia local nas questões de técnicas de investigação, além de troca de informações.
No país, o FBI iniciou uma parceria com a Polícia Federal para combater crimes cibernéticos, incluindo a força-tarefa que atuou contra as fake news (notícias falsas) nas eleições de 2018.
Um grupo de peritos desembarcou no Brasil para compartilhar conhecimento sobre as ações. Policiais brasileiros também deverão ser enviados, em breve, para um centro de fusão cibernética do FBI, um dos mais avançados do mundo, para ganhar experiência nessas investigações.