O restaurante Tempero da Baiana, hoje na Nova Caruaru, comemora um ano com motivos de sobra para comemorar
Jaciara Fernandes
A comida baiana pode ser saboreada em Caruaru, onde a culinária tradicional é o bode e a carne de sol. Há exatamente um ano, o público da Capital do Agreste se rendeu aos quitutes da Bahia oferecidos no Restaurante Tempero da Baiana, que conta com um cardápio diferenciado e com a tradicional pimenta ‘quente', que dá um toque especial a cada prato. À frente do empreendimento está o casal Gina Carla Oliva, de 41 anos, e Cláudio Oliva, 46, que ainda contam com o suporte da filha Rebeca, 19. O negócio deu tão certo que uma programação de shows foi montada para comemorar o aniversário de inauguração do espaço, que já é um point da cidade.
O restaurante está localizado no Bairro Nova Caruaru, em frente à Praça Drayton Nejain, e a cada dia vem conquistando um maior número de clientes, literalmente pela boca. De acordo com Gina, a cozinheira baiana de mão cheia, já são 30 pratos no cardápio, que está cheio de novidades no mês de aniversário. "O nosso carro-chefe é o acarajé com vatapá da minha terra, mas também temos as famosas moquecas, peixes e patas de caranguejo", comentou, acrescentando a ostra lambreta e o cascão de siri.
Numa demonstração de que o local agrada a todos os gostos, é indispensável no cardápio a feijoada, bem típica da culinária nordestina. "Também fazemos no capricho o creme de macaxeira, o pirão de molho de peixe e a carne de sol", acrescentou. Quanto às sobremesas, difícil é resistir às criações da baiana! Tudo que fazemos aqui é muito bem pensado para que a clientela se sinta num pedacinho da Bahia", enfatizou a cozinheira.
Para satisfazer o paladar e o conforto dos apreciadores da comida baiana, o restaurante apostou em cada detalhe também na ambientação. "A ideia é que o cliente, logo que chegue aqui, possa se remeter aos restaurantes da nossa Bahia, por isso demos uma atenção especial a nossa identidade visual e na decoração, bem como nas toalhas de cada mesa", ressaltou Cláudio Oliva, o conhecido Baiano. Segundo ele, todos esforços para manter um bom serviço, um bom atendimento e uma cozinha cheia de sabores para ninguém botar defeito, são reconhecidos pelo público.
Outra preocupação do casal foi prestigiar a cultural local. Por isso, as mesas são decoradas com coloridas baianas feitas em barro, adquiridas no Alto do Moura. Também vieram do maior centro de artes figurativas do Brasil as louças onde são servidas as comidas, dando um charme especial a cada pedido do cliente. O ateliê escolhido foi o da Família Gonzaga, tendo à frente a artesã Terezinha Gonzaga. "Como todo início, nunca imaginávamos que a comida baiana tivesse uma aceitação tão boa em Caruaru. Felizmente tivemos uma grata surpresa que nos leva a fazer novos planos", ressaltou Baiano.
As boas-vindas no Tempero da Baiana são dadas por garçons e garçonetes vestidos a caráter, simpáticos atendentes que levam à mesa as ‘tentações' da casa. "É um prato mais gostoso do que o outro. Fica até difícil de se decidir por apenas uma opção", disse Maria Estela Delgado, que esteve pela primeira vez no restaurante, mas já se sentindo em casa. Pouco depois de sentar à mesa, ela não se deu por satisfeita e convidou um casal de amigos para compartilhar a comida baiana.
Na cozinha, colaboradores treinados para trabalhar com os segredos e o tempero forte da comida baiana. Durante a semana são cinco e, nos fins de semana, os trabalhos recebem o reforço de mais dois funcionários, somando um total de sete.
Enquanto os pais cuidam para manter o estoque de alimentos em dia, da administração e da cozinha, a filha Rebeca fica responsável pela identidade visual do restô, pelas redes sociais e o caixa. "Com muito amor e dedicação, conseguimos unir forças e fazer o melhor de cada um de nós. Esse é o segredo do sucesso", comentou a jovem, com um sorriso nos lábios e um olhar cheio de metas. Exatamente isso, metas! Empenhados no que fazem, o trio está cheiro de planos para o novo restaurante, que já tem endereço certo.
Está sendo erguido um espaço totalmente planejado para receber o Tempero da Baiana. A mudança está agendada para a segunda quinzena do mês de novembro próximo, no Loteamento Colorado, na rua de acesso à BR-232, no Bairro Indianópolis (próximo ao Parque Municipal Ecológico Severino Montenegro). Além de receber o restaurante, o novo espaço foi projetado para encontros coletivos, a exemplo de confraternizações, casamentos e comemorações de aniversário. Os clientes ainda contarão com espaço kids, quiosques, redário, espaços coberto e ao ar livre, baterias de banheiro e palco para receber shows musicais.
Quanto às comemorações de aniversário no restaurante no local atual, estão acontecendo todas as sextas-feiras deste mês de agosto. Para a próxima sexta (23), está agendada apresentação do cantor Erisson Porto e, no dia 30, será a vez de Valdir Santos e convidados. Vale lembrar que o ‘moleque da Rua Preta' (Valdir) fez o show de inauguração da casa há um ano.
Anote aí dias e horários de funcionamento do restaurante: quinta, das 11h30 às 15h; sexta e sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h; e o domingo é semelhante a quinta, das 11h30 às 15h. Para reservas de mesa, basta ligar para 99386-3338.