A ideia partiu do biólogo Alexandre Henrique Nunes e traz três importantes pilares: educação, saúde e meio ambiente
Jaciara Fernandes
Mesmo diante do ‘domínio' do mundo virtual, todo mundo conhece o gibi, publicação para o público infanto-juvenil, mas que é irresistível para muitos marmanjos e até para pessoas da terceira idade. As histórias em quadrinhos muitas vezes são usadas para passar informações importantes através de uma linguagem simples. Em Caruaru, uma iniciativa merece ser divulgada e aplaudida. O biólogo e professor Alexandre Henrique da Silva Nunes acaba de lançar o número 1 do gibi intitulado "Turminha Legal".
A finalidade é mostrar às crianças, de um modo divertido, atitudes importantes ligadas à educação, à saúde e ao meio ambiente. Também presidente do Rotary Club Caruaru, Alexandre Nunes viu no gibi um canal de comunicação para as comunidades carentes do município. "Percebi que poderia passar uma mensagem de conscientização de uma forma lúdica e, assim, atingir o meu objetivo, o qual é termos uma sociedade que pense mais na saúde do planeta, por exemplo", comentou o biólogo, que assina o roteiro da publicação. "Meu maior dilema foi a linguagem. De como utilizar uma linguagem que fosse compreendida pelo público alvo e ele entendesse a importância das mensagens", comentou Alexandre.
Outra participação no projeto é do publicitário de formação Lucas Ferreira, responsável pela arte e argumento. Ele também é chargista, quadrinista, desenhista e professor de desenho. O gibi é dividido em três temas, que são abordados por ‘Gigi' e ‘Rafa', os personagens divertidos que narram as historinhas. Na educação, a mensagem é diretamente para estimular o hábito da leitura. Já na parte dedicada à saúde, as dicas são referentes à importância da escovação e sempre após cada refeição para manter a boca saudável. Também é destacada a lavagem correta das mãos, além de trazer um lembrete para manter em dia a carteira de vacinação. Sobre o meio ambiente, o gibi quer despertar a consciência para a preservação do planeta, a qual está ligada à sobrevivência humana e é fundamental para todos.
De acordo com Alexandre Nunes, a distribuição começará na próxima quarta-feira (21), na Cagep, e na sexta (21) será na Nossa Senhora da Conceição (ao lado do condomínio Monteverde). Uma terceira data será agendada para a ação acontecer na Vila do Aeroporto. Em todos os locais, será no período da tarde, e terá a realização de uma minipalestra.
O trabalho de impressão ficou sob a responsabilidade do ambientalista Severino Montenegro, do Colégio Sagrado Coração e da Casa do Camponês. Inicialmente serão distribuídos 700 exemplares, número que poderá se multiplicar com a ajuda de parceiros. "Estamos precisando de apoio para que mais pessoas possam ter acesso às informações, necessárias para uma sociedade melhor, mais consciente", apelou o biólogo, acrescentado que cada patrocinador terá impressa sua logomarca no gibi.
A publicação tem a capa colorida e traz as 15 páginas internas em preto e branco, onde as crianças vão usar da criatividade para colorir de acordo com a sua visão de mundo. Inclusive, junto ao gibi, também serão entregues lápis de cor. Para abraçar a ideia da boa ação, basta entrar em contato através do (81) 99198-4493. "Estamos plantando uma semente, na certeza de que bons frutos serão colhidos", finalizou o biólogo.