A primeira audiência pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), do exercício de 2020, foi realizada, na última terça-feira (6), na Escola Maria Bezerra Torres, zona rural de Caruaru. Com o objetivo de ouvir e debater junto com a população, as plenárias irão percorrer todos os territórios da cidade, trazendo as observações, soluções colaborativas e propostas para uma melhor qualidade de vida para todas as localidades.
Na ocasião, estiveram reunidos moradores e lideranças comunitárias do 1º distrito, abordando as localidades de Murici, Peladas, Pau Santo, Terra Vermelha, Serra dos Cavalos, Brejo Velho, entre outras. Os participantes puderam repassar suas sugestões nos mais variados quesitos, desde a saúde, educação e segurança, como também, estrutura básica de calçamento, saneamento e iluminação, até assuntos ligados ao meio ambiente, lazer, esporte, mobilidade e qualidade de vida.
"Na área que participei, abordando temas ligados à saúde e educação, foi o lugar que encontrei para apresentar tudo o que eu e outros cidadãos sonhamos para o melhoramento da nossa cidade/comunidade. É fundamental ouvir a população, repassando, assim, tanto nossos anseios como o que pensamos de melhorias para o ambiente em que vivemos e, assim, com a presença dos responsáveis fica ainda mais fácil entender as questões apresentadas", frisou o participante Ênio.
É através da LOA que o governo define as prioridades e metas em matéria de política pública que deverão ser atingidas no determinado ano, disciplinando todas as ações dos governos, sejam eles Federal, Estadual e Municipal.
"Nosso objetivo é pautar junto à população as ações já realizadas na cidade, bem como dialogar com a sociedade as demandas apresentadas por elas nas plenárias. Estamos trazendo como centro do diálogo as escolas municipais, envolvendo ainda mais a comunidade", afirmou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Diogo Bezerra.
Anualmente, a Prefeitura de Caruaru vem realizando as audiências públicas. No total, serão nove.