Notícias
 
Economia
 
10/08/2019
Empreendedores apostam em consultorias
 

A 28ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que aconteceu de 31 de julho a 2 de agosto, no Polo Caruaru, superou as expectativas, gerando a marca de, aproximadamente, R$ 22 milhões em negócios imediatos. A cada edição, o evento cresce em número de estandes e, com isso, a expectativa é de um volume cada vez maior de venda. O que aumentou, também, foi o investimento dos empreendedores na qualidade do produto. Mais de 80 empresas que estiveram na rodada receberam consultoria do Sebrae. "Estamos aqui para ratificar o compromisso do Sebrae em continuar contribuindo para o desenvolvimento do polo de confecções, uma região de pessoas empreendedoras, com visão de futuro", disse a diretora técnica do Sebrae/PE, Roberta Correia.

A Rodada de Negócios apresentou para os lojistas as tendências da temporada primavera/verão nos segmentos surfwear, streetwear, praia, fitness, moda íntima, bebê, infantil, jeans, modas feminina e masculina, além de bolsas, calçados e acessórios, que irão compor vitrines por todo País. Dois programas contemplaram algumas empresas participantes do evento com consultoria do Sebrae: o Programa Caruaru Moda Mundo e o Projeto Blitz de Qualidade. "É muito gratificante contribuir não apenas com o desenvolvimento da indústria de confecção local, mas com o desenvolvimento de Pernambuco, tamanha a relevância dessa indústria para o Estado", reforçou a gerente da Unidade Agreste Central do Sebrae/PE, Débora Florêncio.

Danielly Elissamar Santos Moraes tem uma empresa de moda feminina há quase três anos e decidiu aproveitar a oportunidade quando leu sobre o Programa Caruaru Moda Mundo. Depois de todo o trabalho de consultoria, ela esteve pela primeira vez na Rodada de Negócios. "Foi um divisor de água para minha empresa. Impulsionou demais o crescimento dela em questão de produção, produto e me deu muita visão", destacou a empreendedora.

O Caruaru Moda Mundo é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Sebrae, a Acic e o Armazém da Criatividade. As empresas selecionadas, por meio de edital, tiveram um acompanhamento para diagnosticar pontos de melhoria, além de mentoria nos setores de gestão e inovação.

Valmir Ribeiro é um dos empreendedores que teve o Selo do Sebrae do Projeto Blitz de Qualidade no estande montado no evento. Para ele, o momento é de comemoração porque a margem de erro na produção foi reduzida a índices mínimos, depois da consultoria, e a Rodada surpreendeu desde o primeiro dia. O projeto Blitz da Qualidade, realizado pelo Sebrae, tem como objetivo orientar os empresários sobre os padrões das dimensões das modelagens e do acabamento das peças. "A ideia é provocar uma mudança na cultura da empresa, para que todos percebam que com a melhoria na qualidade do produto, há um fortalecimento da marca e, consequentemente, o aumento nas vendas", explicou o analista do Sebrae, Gilson Gonçalves.

A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana reuniu 161 estandes e mais de 80 mil itens disponíveis no Polo Caruaru. É uma realização da Acic, em parceria com o Sebrae. Conta ainda com o patrocínio BNB, do Governo Federal, da AD Diper e do Governo do Estado e com o apoio da Prefeitura de Caruaru. O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Senac, a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) são parceiros da iniciativa.

 
 
 
 
publicidade