Notícias
 
Saúde
 
03/08/2019
Temperaturas baixas podem causar doenças nos animais
 

A artrose é umas das enfermidades mais comuns e representa cerca de 70% desses problemas em animais de estimação como cão e gato

Assim como acontece com os humanos, o clima mais frio representa uma ameaça à saúde dos animais de estimação. Os donos de bichos idosos, em especial, precisam se atentar às dores articulares, já que cães e gatos de idades mais avançadas costumam apresentar doenças osteoarticulares e, em épocas de temperaturas baixas, as dores podem se tornar agudas.

Segundo a médica veterinária Fernanda Mattos, a artrose é umas das enfermidades mais comuns nas articulações e representa cerca de 70% desses problemas nos cães. Como a enfermidade tem progressão lenta e crônica, muitos casos não são identificados e o dono precisa ficar atento aos sinais, como demonstração de dores agudas nos dias mais frios.

Os principais motivos para a incidência da patologia são artrite, processos autoimunes, sobrecarga articular, obesidade e dietas inadequadas. A displasia e o traumatismo também são algumas das causas por trás da doença. Ainda bem que existem formas de diminuir as dores que esses animais sentem. "Tratamentos à base de anti-inflamatórios proporcionam melhor qualidade de vida ao animal afetado. É recomendada também uma rotina de exercícios e, até mesmo, fisioterapia", explicou a veterinária.

O tutor deve observar se o peso do animal está adequado ao porte, proporcionar uma dieta balanceada e adequar o local onde o animal vive com o uso de tapetes ou pisos que facilitem a movimentação do pet. Os gatos também sofrem com o problema. "Nos felinos, as partes mais afetadas são as articulações coxofemurais e os cotovelos. Também existem casos em que os ombros, a coluna, o calcanhar e os joelhos sofrem com o desgaste", conta a especialista. Algumas atitudes, como o uso de caixas de areia com bordas baixas, comedouros e bebedouros elevados e camas macias ajudam a melhorar o bem-estar dos felinos.

Para determinar o tipo e o período de tratamento do animal, um médico veterinário de confiança deve ser consultado. Por meio de exames e análise clínica, ele vai determinar as ações mais indicadas. Suplementos à base de condroitina e glicosamina podem ser indicados.

Todo cuidado é pouco porque o frio pode causar a cinomose, patologia que ataca o sistema nervoso dos cães e pode levar à morte e à gripe canina. Além da imunização, os cães precisam de um bom abrigo no inverno, principalmente aqueles que ficam do lado de fora de casa, e muita hidratação. O animal quando está doente perde o apetite e diminui a ingestão de água. A hidratação pode ser observada pela elasticidade da pele. Se estiver desidratado, a pele não fica elástica, e é recomendado procurar imediatamente um veterinário.

Segundo os especialistas, o combate às doenças causadas pelas baixas temperaturas é a vacinação, que deve ser feita regularmente nas clínicas veterinárias.

Fontes: Canal do Pet – iG e G1.com

 
 
 
 
publicidade