A homenagem a um dos maiores nomes da música nordestina, aconteceu na sexta-feira (19). Silvério,Zélia e Elba subiram ao palco para homenageá-lo
Wagner Gil
Esta semana, a programação do Festival de Inverno de Garanhuns ganhou um "reforço" de peso com o anúncio da banda Barão Vermelho, que vai se apresentar, neste sábado (20), mesma data de Amanda Back, Banda de Pau e Corda (PE), Mariana Aydar (SP) e Zélia Duncan (RJ). O evento este ano foi iniciado na última quinta-feira (18) e ocorrerá até o próximo 27 de julho, com organização da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Na sua 29ª edição, o FIG deve atrair um público superior a 500 mil pessoas nas duas semanas de festival. Este ano, serão mais de 500 atrações, distribuídas em 21 polos de todas as linguagens artísticas e culturais. Este ano, o FIG terá grandes nomes da MPB, dentre eles, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido, Zélia Duncan, Céu, Otto, Jards Macalé e Ave Sangria.
Este ano, a abertura foi com uma peça de teatro. O espetáculo ‘O som e a sílaba', escrito por Miguel Falabella, abriu o festival na quinta (18). A peça foi encenada no Teatro Luiz Souto, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. "Neste ano privilegiamos a escolha das atrações e propostas artísticas por meio de edital. Ampliamos de 20% para 90% o número de selecionados a partir de convocatória pública", explicou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.
Na sexta-feira (19), se apresentaram no Palco Dominguinhos vários artistas que fizeram uma homenagem a Jackson do Pandeiro. Silvério Pessoa comandou a homenagem que teve ainda as participações de Geraldo Maia, Lucinha Guerra, Lady Laay, Mari Periférica, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu e Luiza Fittipaldi. "Essa homenagem ficou para história", destacou Silvério que tem em Jackson, uma das suas principais fontes de inspiração. "Foi uma maneira bacana de abrir o palco principal com esse megashow", completou.
Além do palco principal, o FIG destaca-se por uma série de eventos culturais que são realizados, incluindo literatura, artes e muita cultura regional. Este ano, o Festival de Inverno de Garanhuns também está valorizando a arte circense. No Parque Euclides Dourado haverá lançamento do Prêmio Palhaço Cascudo de Incentivo às Artes Circenses, além de mostra de Números Circenses, apresentação da Índia Morena (Patrimônio Vivo); trupe de malabares, trapézio, além de apresentações da Escola Pernambucana de Circo.
O festival terá ainda oficinas de dança, teatro, pintura, etc. "Teremos apresentações de culturas tradicionais. É um dos maiores FIGs de todos os tempos", garante Izaías Régis.
Confira a programação musical do Palco Dominguinhos:
Sábado (20)
20h – Amanda Back
21h – Banda de Pau e Corda (PE)
22h – Mariana Aydar (SP).
23h – Zélia Duncan (RJ)
0h – Barão Vermelho
Domingo (21)
20h – Neander
21h – Karina Buhr (PE)
22h – Letrux (RJ)
23h – Céu
Segunda-feira (22)
20h – Kafuringa e Banda
21h – Kitara (PE)
22h – Amigas Do Brega (PE)
23h30 – Priscila Senna (PE)
Terça-feira (23)
20h – Nando Azevedo
21h – Anastácia e Terezinha Do Acordeon (Espetáculo O Amor De Anastácia) – SP/PE
22h – Maciel Melo (PE)
23h30 – Roberta Miranda (PB)
Quarta-feira (24)
20h – Hercinho (PE)
21h – Amaro Freitas (PE)
22h – Otto (PE)
23h30 – Lenine (PE)
Quinta-feira (25)
20h – Celino Melo (PE)
21h – Cláudio Rabeca (Participação de Nicolas Krassik, Rafael Marques, Juliano Holanda e Grupo Bongar)
22h – Tony Garrido (RJ)
23h30 – Fafá De Belém e Guitarradas do Pará (PA)
Sexta-feira (26)
20h – Belo Xis (PE)
21h30 – Carla Rio (PE)
23h – Gerlane Lopes (PE)
0h30 – Alcione (MA)
Sábado (27)
20h – Andrea Amorim
21h – Maciel Salu (PE)
22h – Mundo Livre (PE)
23h – Mariene de Castro (BA)
0h30 – Maria Rita