Grupo Popular Flor e Barro é o único de dança do Nordeste a participar do 47º Festival de Folclore de Nova Petrópolis
Jaciara Fernandes
Caruaru estará representada no 47º Festival de Folclore de Nova Petrópolis (RS), através do Grupo de Dança e Expressão Popular Flor e Barro. O evento está agendado para acontecer de 19 a 24 de julho, mas o grupo já está de malas prontas para embarcar nesta quinta-feira (18). A representação caruaruense participará pela quarta vez de um festival internacional no gênero fora de Pernambuco, sendo esta a primeira vez no Sul do País e o único de dança do Nordeste.
O grupo da Capital do Agreste conta com 28 participantes entre dançarinos, direção, coreógrafo e equipe de apoio, além do grupo musical, que é formado por Marcos Adriano, Anderson Renato, Davi Leitão e pelo cantor Klever Lemos. A direção do grupo é formada por Jailton Oliveira, Josy Silva, Rosimere Quaresma e Gabriela Cardinalli. De acordo com Jailton Oliveira o grupo tem como foco apresentar ritmos da nossa cultura popular. "Teremos a oportunidade de mostrar o nosso xote, coco, baião, ciranda, forró e outros ritmos que fazem parte dos festejos juninos de nossa região. Não esquecendo o frevo", comentou Jailton
Outro destaque do grupo é o figurino, com adereços regionais, com muito colorido nos vestidos, saias e blusas, que ajudam a compor as apresentações, assinadas pelo coreógrafo Manoelzinho Araújo. Nos pés, as tradicionais sandálias de couro e muito ritmo. "A gente capricha no figurino para ser mais uma maneira de destacar a cultura da nossa gente num festival tão importante como esse", disse Jailton Oliveira.
O Grupo de Dança e Expressão Popular Flor e Barro foi criado em 20 de abril de 2003 e ao longo de 16 anos de sua existência vem divulgando a preservação da cultura do Nordeste por meio da dança popular. O significado do nome do grupo está relacionado a elementos da natureza. A flor transmite a beleza, o amor e a sensibilidade da alma feminina e o barro representa a arte produzida no Alto do Moura. Entre as várias danças nordestinas se destacam o xote, o baião, a ciranda, o coco, o arrasta-pé e tantas outras que traduzem o amor, as grandes paixões, a graciosidade da mulher, a luta e o trabalho árduo de um povo.
Entre os muitos eventos que já representou Caruaru estão o Festival Internacional de Folclore da Venezuela (2008), Festival Internacional de Folclore de Itakyry, no Paraguai (2010), e o Festival Internacional de Folclore de São Bernardo dos Campos – SP (2012). Coleciona participação no São João de Caruaru desde 2004 até a última edição, 2019. Também têm no currículo o Festival de Cultura de Passa e Fica e o III Encontro Filhos do Sertão, ambos em Patos – PB (2016), 53º Festival de Folclore de Olímpia -SP (2017) e o Festival Internacional de Folclore de Caruaru, no período de 2004 a 2011.
Iniciado em 1973 por um grupo de amigos, o Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis é um evento de valorização das tradições e dos costumes deixados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes. Há 14 anos o festival foi reestruturado, abrindo espaço para outras manifestações artístico-culturais e de etnias distintas. Tornou-se internacional no ano de 2009.