Notícias
 
Cidade
 
06/07/2019
O São João que já deixou saudade
 

O último fim de semana dos festejos teve festa pra todos os gostos e gerações

Jaciara Fernandes

Foram 30 dias de muita festa, mas parece que ninguém queria que chegasse ao fim. Assim foi o São João 2019, que deu um colorido especial à Caruaru, levou alegria e entretenimento para forrozeiros de todas as idades, através de uma grade de shows de gêneros musicais diversificada, reforçando o caráter multicultural da festa. Difícil foi dar adeus ao maior evento, uma vez que cada recanto da famosa Capital do Forró se transformou em um arraial, que atraiu turistas de vários estados do país, do exterior e da própria terrinha. Com chuva ou com sol, o que ninguém queria mesmo era ficar parado, e opções para diversão não faltaram.

Já na penúltima noite de shows no Pátio de Eventos Luiz "Lua" Gonzaga, na sexta-feira (28), a mistura de ritmos e a diversidade musical agitaram o grande público. A programação começou com o cantor Gilvan Neves, apresentando repertório do tradicional forró raiz. Ao som do ritmo dançante do forró, o artista apresentou grandes sucessos com canções autorais e que se imortalizaram nas vozes de grandes nomes da música nordestina, a exemplo de Jorge de Altinho, Elba Ramalho e Alcymar Monteiro.

Em seguida, pela segunda vez consecutiva no maior palco do São João, o cantor baiano, Léo Santana, agitou todo o público. O "Gigante", como é mais conhecido, trouxe grandes sucessos do momento, no ritmo do funk, swingueira, axé, e, claro, muito forró – desde o tradicional até o estilizado, com grandes hits da atualidade. "Participar mais uma vez desta grande festa é mais que uma honra, é saber que faço parte, como artista de algo tão forte e tão mágico para a cidade e para todo o Estado em si, afinal, Caruaru tem o Maior e Melhor São João do Mundo", comentou o baiano. Encerrou a noite, o poeta cantador Maciel Melo, que caprichou no show de muita cultura.

No Dia de São Pedro, no sábado (29), encerrando os festejos no Pátio de Eventos, mais uma vez o ritmo foi com músicas românticas e muito forró. Quem abriu a noite foi o 'prata da casa' Valdir Santos, que apresentou um show impecável, puro regionalismo com sucessos da sua carreira, a exemplo de "Menino de Barro", "Moleque da Rua Preta" e "Maria Sulanqueira". Em seguida, foi a vez da dupla Bruno & Marrone, que é conhecida pelo embalo e ritmo romântico em suas canções. Eles trouxeram sucessos cantados em uma só voz junto ao público, a exemplo de "Dormir Na Praça", "Te Amar Foi Ilusão" e "Se Não Tivesse Ido", além de hits recentes que também contagiaram todo o público como, "Surto De Amor", e "Beijo De Varanda".

"Participar do Maior e Melhor São João do Mundo é um grande prazer para nós. Trazer a música romântica, que é nossa marca é, sem dúvidas, ter a certeza do quão grandiosa é esta festa", comentou a dupla.

Para encerrar com "chave d' ouro" os festejos no Pátio, subiu ao palco Avine Vinny, que fez um verdadeiro show de musicalidade. O jovem talento mesclou o forró romântico com o ritmo dançante. O artista, além de trazer para o público caruaruense grandes hits do momento como o som do "passinho", ainda apresentou muito funk.


ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A véspera de São Pedro, na Estação Ferroviária, foi marcada por diversas intervenções culturais nos polos de animação. O espetáculo Bandeira de São João foi um dos que encantaram a plateia no Polo dos Brincantes. Em 21 sequências de encenações e coreografias, 120 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Caruaru encenaram o espetáculo que conta a história de uma saga em busca do sol e de São João menino. Dessas sequências, nove foram de coreografias que contextualizavam a história. Doze personagens surgiam a cada cena, e à medida que eles apareciam, as apresentações de dança faziam menção à história.

A história se passou num cenário de brincadeiras populares da região Nordeste numa divertida peça teatral. Além dos atores envolvidos, a encenação contou com o apoio logístico de mais de 40 profissionais. A montagem da peça contou com várias coreografias e textos produzidos com a colaboração dos oficineiros e educadores sociais dos espaços envolvidos, sob a orientação e supervisão da coordenação geral do SCFV. "Eu acho muito bonito e importante o balé para a formação cultural das crianças. É um projeto que precisa de continuidade!", destacou a expectadora Andresa Alves.

No sábado (29), a animação não foi diferente e o público voltou a lotar o Teatro Mamusebá, o Polo do Repente e o Polo das Quadrilhas, que, apresar de ter sido maior nesta temporada, não coube o grande público que circulou pelo local em busca do São João regional.

Outro destaque da data foi o Maior Cortejo Junino do Mundo, com a participação de quase mil artistas que desfilaram por ruas e avenidas numa demonstração da diversidade de manifestações presentes em Caruaru. Já no domingo (30), último dia de festejos juninos no Polo Estação Criativa, foi de muito forró, poesia e manifestações culturais, com atividades na Casa do Forró, e apresentações dos declamadores Davi Geffson, João Bosco do Pajeú e da dupla de repentistas Raimundo Caetano e Rogério Menezes, no Polo do Repente.

No Polo Juarez Santiago a animação ficou por conta dos trios de forró pé de serra Tabajara, Caçula e Preto do Leite. Teve também os batalhões de bacamarteiros, que protagonizaram as últimas evoluções itinerantes na cidadezinha cenográfica. O local, que é a porta de entrada para o São João do município, com diversas opções de gastronomia e polos de animação no mês junino, serviu de cenário para a II Noite Junina das Mulheres. O evento reuniu no Polo dos Brincantes 11 cantoras da cena caruaruense, que acompanhadas da banda "As Fulô", animaram os visitantes que procuraram diversão na última noite de festa com muito forró.

A cantora Marlene do Forró, uma das homenageadas do São João deste ano, foi uma das artistas que subiu ao palco na noite dedicada às mulheres. "Hoje, eu estou grata por estar no segundo ano na noite das mulheres. Além de eu ser de Caruaru, ser homenageada do São João e ter o privilégio de participar de um evento só com mulheres cantoras, é para mim um prazer", destacou a cantora. O evento também contou com a participação de Genilsa do Acordeon, Adelma Costa, Elida Mendonça, Flávia Sanfoneira, Adelma Rosa, Edilene Lira, Leonora Moreno, Renilda Cardoso, Joana Angélica e Thaise Dias, esta última vencedora do Concurso Vem Cantar Forró 2019, da TV Asa Branca.


POLO ALTO DO MOURA

A tarde chuvosa não foi uma desculpa para afastar os turistas e caruaruenses que lotaram o Polo Alto do Moura, no dia de São Pedro (29). Milhares de forrozeiros chegaram cedo ao local para curtir desde o forró pé de serra até o estilizado, além de uma culinária de dar água na boca. No palco, a programação começou ao meio dia, com o Forró Brazzaville, que esquentou o público.

Em seguida, o sanfoneiro Sebastian Silva não deixou ninguém parado ao apresentar um repertório genuinamente de música de raiz. Quem encerrou a festa foi Eric Land, que trouxe um repertório eclético e com uma pegada que vai do forró estilizado ao sertanejo.

No domingo (30), a chefe do Executivo, Raquel Lyra, voltou ao Maior Centro de Artes Figurativas para o show de encerramento do ciclo junino com Petrúcio Amorim, Santanna, Pereira do Acordeon, Geraldo Cardoso, Cheiro de Sanfona e Ed Carlos. A energia dos forrozeiros era tanta que mais parecia que os festejos estavam apenas começando.

 

 
 
 
 
publicidade