A música alternativa foi um dos principais destaques do Azulão. Atrações como Thera Blue, Almério, Siba, Eddie e Mariana Aydar garantiram a animação
Wagner Gil
A cada ano que se passa, o Polo Azulão vem se consolidando no São João de Caruaru por ser uma proposta diferente e inovadora. A ideia deste polo é a de valorizar os artistas locais que apresentam trabalhos em linhas que não são exclusivas dos ritmos juninos. Blues, jazz, MPB e rock, foram alguns dos destaques da edição 2019 dos festejos. Nomes como Almério, Thera Blue, Gabi da Pele Preta e a paulista Mariana Aydar, literalmente emocionaram o público com canções, letras e muito, muito talento no palco.
Um detalhe interessante é que a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru tinha a ideia de realizar o Polo Azulão durante o mês inteiro, mas devido à redução drástica de repasse por conta da Empetur e da Secretaria de Turismo do Estado, alguns artistas locais ficaram de fora. Mesmo assim, o Polo Azulão ocorreu em oito datas, com um total de 32 shows, a grande maioria dos artistas sendo contratada, através de edital. Ainda teve umas apresentações especiais do bailarino Marcus Mercury em alguns dias do evento.
O Polo Azulão ainda abriu espaço para a música brega e a experiência foi aprovada. "Tivemos um excelente público e atendemos a uma demanda específica. De um público específico e que se divertiu bastante. No dia de Faringes de Paixão e Kitara tivemos um excelente público", avaliou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Rubens Júnior.
MAIOR PÚBLICO
O último dia de 22 de junho registrou o maior público no Polo Azulão com cerca de cinco mil pessoas prestigiando o cantor Almério. "Esse Polo Azulão tem tudo a ver comigo. Adoro cantar em Caruaru e o polo tem uma história de resistência e de valorização de nossa arte. Fico muito feliz em me apresentar por aqui", disse Almério. Durante os festejos, ele ainda fez duas participações especiais, sendo uma com o Thera Blue e outra com Mariana Aydar. "Quando não estou cantando em junho, venho assistir a todos os shows do Polo Azulão", disse Almério.
Thera Blue, que é natural de Caruaru, mas segue com seu trabalho autoral em São Paulo, foi um destaque à parte. "Nossa cultura é muita rica. Dividir este palco com artistas maravilhosos é muito importante nesta época em que a cidade recebe visitantes de todo mundo. Parabéns a organização pela estrutura que nos ofereceu!", reconheceu Thera. "Som, luz, camarins, roldings. Tudo perfeito!", completou.
A Prefeitura também realizou dois eventos importantes no Polo Azulão. Um deles foi a noite afro-religiosa com apresentações de Jurema Preta, Cris Mendes e Xirê. "Nós também fizemos uma data só para as mulheres. É de extrema importância ampliar o espaço da mulher também na cultura!", destacou Rubens Júnior, referindo-se ao encerramento do Polo Azulão, no último dia 24. Neste dia se apresentaram Diablo Angel, Rogéria, Gabi da Pele Preta e Mariana Aydar. "Dedicar uma noite especial para as mulheres mostra que a gestão está preocupada neste sentido. Um orgulho para mim estar presente numa noite tão linda e maravilhosa!", disse Gabi da Pele Preta.
O rock de alto nível também ganhou um espaço considerável no Polo Azulão. A apresentação da banda Alckimenia foi o ponto alto deste gênero musical. O show ocorreu no dia 22 e a banda formada por três irmãos trouxe um metal de alto nível, lançando um CD que foi gravado na Dinamarca.
Segundo Rubens Júnior, a prefeita Raquel Lyra faz questão de manter este tipo de estrutura, que é oferecida no Polo Azulão. "Sabemos da importância desse Polo para os artistas locais que fazem outros estilos musicais''.