Notícias
 
Cidade
 
22/06/2019
Advogado lança livro
 

Prestes a completar 79 anos de idade, Adelso Ferreira apresenta "Versos sem Regras e Crônicas de Costumes"

Jaciara Fernandes

Na tarde da última terça-feira (18), tive a oportunidade de receber uma verdadeira aula de vida, ao cumprir esta pauta para o Jornal VANGUARDA. Estou falando do conceituado advogado Adelso Ramos Ferreira, um ser humano e profissional da minha extrema admiração e que sempre me deu abertura para que eu o incomodasse na hora de tirar dúvidas na área do Direito, durante produções jornalísticas. O meu entrevistado está na reta se preparando para o lançamento do seu primeiro livro ‘Versos sem Regras e Crônicas de Costumes', em evento cultural agendado para as 16h da próxima terça-feira (25), na Bodega João Doutor, no 1º piso do Caruaru Shopping.

A tarde de autógrafo está sendo produzida por Adélia Aragão Ferreira, nora do autor, que conta com o auxílio do irmão, o empresário Walmir Aragão. "Estamos preparando tudo com muito carinho para que amigos e familiares possam fazer da data um acontecimento cultural", comentou Adélia. Realmente é o que se pode esperar, afinal, o conhecido dr. Adelso tem na sua trajetória de vida o dom de fazer amigos. O público vai poder adquirir o exemplar por R$ 40 e os que já adquiriu vão ter a oportunidade de ter o autógrafo do autor.

Homem culto e discreto, dr. Adelso é uma das maiores referências da advocacia no Agreste pernambuco e, prestes a completar 79 anos, nos presenteia com um livro que leva a reflexão das atitudes em que a humanidade está tendo e que em nada acrescenta ao planeta. Os quase 50 anos de dedicação à advocacia também podem ser conhecidos através do livro editado pela Viseu. São 267 páginas onde ele colocou seu lado poético nos Versos sem Regras e é nas Crônicas e Costumes que o autor apresenta para o leitor a própria vida e enaltece as pessoas que ama e a quem tem gratidão.

Os ensinamentos trazidos no livro vão desde como viver com dignidade, passando por reflexões para buscar o sentido da vida, a felicidade sem ódio, sem esquecer da despedida de Pedro de Oliveira Melo, um rotariano apaixonado pelo Central Sport Club. O amor do autor pela esposa é bem evidente, uma vez que é um verso dedicado a ela que inicia a obra. "Como expresso no livro, é a rainha da minha vida, a dona do meu coração", revela-se, sem esquecer o carinho e o zelo pelos cinco filhos Graça (Severina), Luciana, Ana Carolina, Adelso Júnior e Juliana.

Questionado sobre quando começou a produzir o livro, dr. Adelso é rápido em responder que foi desde quando ‘se entende de gente'. Afinal, muitos artigos já foram publicados nos jornais A Defesa, VANGUARDA e do próprio Rotary. Um dos pontos altos é a sua paixão pela advocacia. "É a minha profissão, a qual considero quase divina. E só não é porque é exercida pelo homem, um ser falho. Oriento os jovens que a advocacia é sublime porque defender o direito do outro é ter alguma ligação com Deus", enfatizou.

Nascido em 26 de agosto de 1940, em Taquaritinga do Norte, o bacharel em Direito pela Asces-Unita mudou-se aos cinco anos de idade com a família para Ouricuri, Sertão pernambucano. Os pais Raimundo Ramos Ferreira e Maria Ramos Ferreira de Lima tiveram 12 filhos e criaram dez na agricultura. Tempos difíceis, mas cheio de ensinamentos, segundo revelou dr. Adelso. "Diante dessas dificuldades, tive que largar os estudos, ainda morei no Paraná com uma irmã até virmos para Caruaru", contou, acrescentando que aqui trabalhou em oficina mecânica, lavagem de carro e carregou banco na feira livre. Aos 18 anos foi para Presidente Prudente (SP), voltou para o Paraná e, finalmente, retornou de vez para Caruaru.

Com desejo de estudar, prestou admissão no então Colégio Municipal Elias Salgado, hoje Álvaro Lins. Foi comerciário em loja de peças e, aos 28 anos, ingressou na faculdade. Graças aos patrões Edvaldo Lourival da Silva (falecido) e Edmilson Lourival da Silva, que pagavam as mensalidades, conseguiu concluir o curso. Aos 29 anos, casou com Silvia, com quem já tem 12 netos e um bisneto.

 

 
 
 
 
publicidade