Notícias
 
Cidade
 
15/06/2019
Operação desarticula esquema fraudulento
 

Somente no ano passado, o prejuízo financeiro no Banco do Nordeste correspondeu a R$ 8 milhões, segundo a PF

Pedro Augusto

A Polícia Federal de Pernambuco desencadeou a Operação Impunitas, na manhã da última terça-feira (11), em duas cidades do Estado. Em Caruaru, a operação foi responsável pelo cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, bem como em Olinda, dois mandados do mesmo tipo. Com investigações iniciadas no mês passado, a Impunitas teve como objetivo desmanchar um esquema criminoso de gestão fraudulenta identificada no Banco do Nordeste, que teria causado um prejuízo financeiro, somente no ano passado, na ordem dos R$ 8 milhões.

De acordo com informações repassadas pelo delegado da PF de Caruaru, Márcio Tenório, que está à frente das investigações, neste primeiro momento, nenhum dos suspeitos de estar envolvido no esquema foi preso. "Agimos rapidamente com o desencadear desta operação para apurarmos de forma mais robusta as documentações que confirmam as participações dos envolvidos e as extensões dos danos financeiros causados. Ressaltando que já contávamos com informações sobre o esquema e esta análise mais profunda servirá para nortearmos o desenrolar das investigações", explicou.

Segundo a Polícia Federal, o esquema criminoso funcionava por meio de concessão de empréstimos fraudulentos na aprovação de créditos para empresas que não possuíam qualquer capacidade para efetuar os pagamentos dos mesmos. "Além do cumprimento dos mandados, também solicitamos junto à Justiça, os sequestros dos bens e a retenção dos passaportes dos envolvidos nas fraudes justamente para garantirmos patrimônio na recomposição dos prejuízos financeiros sofridos pelo Banco do Nordeste", acrescentou o delegado.

Os envolvidos deverão responder pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Todos os materiais e objetos apreendidos foram encaminhados para sede da Delegacia Federal de Caruaru, no Bairro Maurício de Nassau.

 

 
 
 
 
publicidade