Notícias
 
Cidade
 
15/06/2019
Reflexologista Zilda Souza é referência na Europa
 

A caruaruense tem trabalho reconhecido em vários países. Recentemente recebeu o Prêmio de Melhor Reflexoterapeuta

Jaciara Fernandes

A caruaruense Zilda Souza, que reside na Europa há mais de duas décadas, está passando temporada em sua terra natal, Caruaru, um ritual que ela segue à risca desde que se propôs a deixar Pernambuco para levar seus conhecimentos a serem reconhecidos em várias partes do mundo, através da reflexologia – técnica que, através do toque e da sensibilidade, estimula zonas ligadas ao sistema nervoso, em partes do corpo como mãos, crânio, nariz, orelha e pés, ajudando a combater uma série de problemas físicos e emocionais. Através do trabalho diferenciado, Zilda é o que podemos afirmar de uma colecionadora de prêmios, o último foi conquistado em Losanne, na Suíça. Trata-se do Prêmio da Melhor Reflexoterapeuta, atuante junto a portadores de câncer e depressão.

Explorar outras nações, sempre em busca de conhecimento, fez com que a caruaruense fosse tida como a melhor da área em toda a Europa. "Existem três pilares para o sucesso: primeiro, investir no conhecimento; segundo, investir na equipe, e terceiro, investir no espaço físico", explicou a especialista que tem habilitação de nível superior em Letras e é professora de reflexoterapeuta.

Zilda Souza mora em Estoril (Portugal) e possui formação profissional no Brasil, França e Itália. Ela também ministra cursos em vários países, além de participar de palestras, debates, congressos, entrevistas em jornais, rádio, televisão e tem vários trabalhos publicados em veículos especializados no assunto.

É comum na agenda de Zilda cursos que ela ainda participa como aluna por um motivo justificável. "O conhecimento não tem fim, porque é importante nos proporcionarmos o aprendizado cada dia para nós mesmos", frisou, acrescentando que todo profissional precisa se aperfeiçoar em busca do conhecimento científico.

Toda essa dedicação vem em forma de resultados. O seu principal ‘toxiente' – como costuma chamar quem acredita no seu trabalho – é o cantor Julio Iglesias, a quem é grata por ter a tornado conhecida na Europa. "Apesar da fama, ele é uma pessoas muito simples e se tornou meu amigo. Devo muito a ele por eu ter me estabelecido em Portugal e circular por toda a Europa. Ele está sempre enaltecendo o meu trabalho", comentou a caruaruense, que tem data para atender ao amigo no dia 29 de junho, quando o artista se apresentará em Lisboa. Inclusive, em Portugal, Zilda atende nos gabinetes (espécie de consultório), localizados em Cascais e em Carcavelos, distritos de Lisboa.

No Brasil, a fama da caruaruense não é diferente, onde já atendeu os famosos Ana Maria Braga, Ângela Vieira, Regina Duarte, Débora Duarte, Ney Matogrosso, Simone, Malu Mader, Miguel Falabella e Milton Nascimento, apenas para citar alguns. "Também tenho orgulho de ter atendimento ‘toxientes' que deixaram saudades, a exemplo de Hebe Camargo, Emílio Santiago e Beth Carvalho", completou. Em Pernambuco, palco onde tudo começou, ela mantém um gabinete em Boa Viagem, que tem à frente a sua filha Bartira Vieira de Souza, de 33 anos, que, ao completar 11 anos, começou a ser preparada pela mãe para atuar na área.

"Tenho uma gratidão especial por Fernando Lyra, que confiou em mim desde o início do meu trabalho. Durante 15 anos, ele fez sessões assíduas comigo e foi quem abriu portas para mim na capital", lembrou Zilda, citando a família do ex-ministro – Márcia (viúva), o ex-governador João Lyra Neto (irmão) e a prefeita Raquel Lyra (sobrinha) -, que ainda faz sessões até hoje.

Tanta dedicação ao trabalho fez com que ela desenvolvesse mapas de reflexologia das mãos e dos pés, os quais são vendidos no término de cada curso, bem como DVD, também produzido pela especialista. Nos últimos anos, além de praticar reflexologia nas mãos e nos pés, Zilda Souza também faz a reflexologia facial. "Tenho um trabalho que ajuda a portadores de câncer, depressão e gestantes", disse. Inclusive, em dezembro do ano passado, ela ministrou curso filantrópico de reflexologia com as mãos na Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru, quando, ao final, as alunas colocaram os ensinamentos em prática junto aos idosos da Casa dos Pobres São Francisco de Assis.

Zilda é fundadora do Centro Brasileiro de Reflexologia e Relaxoterapia Sousa Zilda (entidade sem fins lucrativos), fundadora do Centro Pernambuco de Reflexologia, membro do Conselho Brasileiro de Autorregulamentação da Massoterapia (Combramasso), membro do Sindicato Nacional de Terapias Naturais (Sinaten), do qual foi colaboradora na elaboração do Código de Ética do Terapeuta Naturista e diretora Norte/Nordeste da Associação Nacional de Reflexologia (ANR). Ela se prepara para, na primeira semana de julho, levantar voo para Roma, onde ministrará curso de reflexologia.

Em Caruaru, o atendimento é feito no Centro de Estética, Reflexologia e Relaxoterapia Zilda Sousa, localizado na Rua Capitão João Clímaco Limeira, 40, Bairro Maurício de Nassau. Mais informações: (81) 3722-4662.

 

 
 
 
 
publicidade