A abertura do Polo Azulão ficou por conta do maestro Mozart Vieira, João do Pife e Cascabulho
Wagner Gil
O mais esperado polo de música alternativa do São João de Caruaru teve início na sexta-feira (14), trazendo ícones pernambucanos como João do Pife e a Banda Dois Irmão, bem como o maestro Mozart Vieira e Cascabulho. A ideia do espaço é também proporcionar aos artistas locais, que não tocam o gênero forró, uma área adequada para que eles apresentem sua arte. Nomes como Almério, Siba e Up Town Blues Band elevam a grade de programação, que este ano foi prejudicada, segundo a Prefeitura, pela falta de apoio do Governo de Pernambuco aos festejos juninos da Capital do Forró.
Mesmo sabendo da dificuldade, ocasionada pela diminuição das verbas por parte do Estado, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) não baixou a guarda e resolveu fazer oito dias de evento no local, incluindo este ano na grade a música brega. São quatro atrações por noite no Polo Azulão e quase 80% da programação foi selecionada através de edital.
Para o presidente da Fundação de Cultura, Rubens júnior, a motivação de todos que fazem a FCTC é continuar mantendo o Polo Azulão forte. "O Polo Azulão é um exemplo clássico da multiculturalidade nos festejos juninos. O espaço valoriza o artista local em todos os sentidos. Apesar da redução de custos e repasses do Governo do Estado, estamos oferecendo ao artista local a mesma dignidade – camarim, som, luz, entre outros – que as atrações nacionais recebem. Estamos felizes e o Polo Azulão já é sucesso total", disse Rubens.
Neste sábado (15), as atrações são Banda de Rodagem, Uptown Blues Band, Old Pack e Banda Eddie. Já no domingo (16), como já se tornou tradição, haverá a ‘Noite Afro Religiosa', com Xirê, Chis Mendes, Jurema Preta e Baque de Rum.
UPTOWN BLUES BAND
A Uptown Blues Band é uma das atrações deste sábado. O grupo lançou, em 2007, o primeiro CD autoral de uma banda de blues de Pernambuco intitulado ‘Do Mississipi ao Capibaribe', que transita entre os ritmos nordestinos e do blues norte-americano, mostrando a origem comum entre eles. "Depois criamos alguns dos principais festivais de jazz e blues do Brasil: Garanhuns Jazz Festival, Gravatá Jazz Festival, RioMar Jazz Fest, Jazz Porto e Recife Blues & Jazz Festival", recordou o líder e baterista Giovanni Papaleo.
Ele lembrou do prêmio que conquistaram no ano passado. "Fomos eleitos pelo Prêmio Profissionais da Música como a Melhor Banda de Blues de 2018 no Brasil, comprovando que o Nordeste também produz blues de qualidade", destacou. "Em dezembro passado, nós lançamos, no Teatro RioMar, no Recife, nosso projeto mais ousado: o disco Uptown Blues Band & Friends. Um disco autoral, com a maior parte do repertório em português, que reúne, de maneira inédita, mais de 45 grandes músicos de jazz, rock e blues que fizeram parceria com a Uptown nesses 21 anos de estrada", informou.
Giovanni falou ainda de mais uma apresentação no São João de Caruaru. "Nós estamos, mais uma vez, dando nossa parcela de contribuição para difundir e fortalecer o blues no Nordeste do Brasil. Nosso foco é mesclar esta magnífica arte norte-americana com nossos ritmos regionais, como o maracatu e o baião, de maneira a valorizar nossa cultura e a nossa gente", afirmou. Os integrantes são: Adriana Papaleo (cantora), Giovanni Papaleo (baterista), Thomaz Lera (guitarra), João Vilela (gaita), Ed Staudinger (teclados), Lenon Lazaro (guitarra) e Emerson Andrade (baixo).
Programação
Sábado – 15 de junho
20h – Banda de Rodagem
21h30 – Uptown Blues Band
23h – Old Pack
0h30 – Banda Eddie
Domingo – 16 de junho (Noite Afro Religiosa)
20h – Xirê
21h20 – Chis Mendes
22h40 – Jurema Preta
0h – Baque de Rum
Quinta-feira – 20 de junho (Noite Alternabrega)
20h – Banda Vimana
21h50 – Faringes da Paixão
23h50 – Kitara
Sexta-feira – 21 de junho
20h – Nika Macedo
21h20 – Tony Maciel
22h40 – Erisson Porto
0h – Almério
Sábado – 22 de junho
20h – Barthô
21h30 – Thera Blue
23h – Colibri Brasil
0h30 – Siba
Domingo – 23 de junho
20h – Alkymenia
21h30 – Israel Filho & Forró Beatles
23h – Irmãos Biano
0h30 – Silvério Pessoa
Segunda-feira – 24 de junho
20h – Diablo Angel
21h30 – Rogéria
23h – Gabi da Pele Preta
0h30 – Mariana Aydar