Notícias
 
Saúde
 
15/06/2019
Especialista apresenta novidades para a calvície
 

O cirurgião plástico Abdisio Lemos oferece novas técnicas para a calvície, na área do tratamento clínico, cirúrgico e diagnóstico

A calvície é um problema que preocupa muita gente. Para ajudar homens e mulheres a encontrarem uma solução para queda de cabelo (a famosa alopecia), há diversos tratamentos. A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada aos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona. As mulheres também produzem esse hormônio, mas em quantidade bem pequena. Por isso, nelas, os casos são mais raros e, quando ocorrem, a perda é menos drástica.

O ciclo de vida de cada fio de cabelo é marcado por fases de crescimento, repouso e queda. Por volta de 90% os cabelos estão na fase de crescimento. Depois de um curto período de repouso, em que para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo fio entra na fase de crescimento. Por isso, uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias, sem risco de desenvolver calvície, por causa desse processo de renovação contínua. O fato é que a duração média de um fio de cabelo, do nascimento até a queda, é ao redor de um ano e meio a dois anos.

As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Ambos promovem a atrofia dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva. As outras são o excesso de oleosidade, típico da dermatite seborreica, a aplicação exagerada de produtos químicos, distúrbios da tireoide, má alimentação, carência de vitaminas, certos medicamentos e estresse. Após cirurgias e partos e durante as aplicações de quimioterapia, a perda de cabelo pode ser mais intensa, mas é passageira. Nesses casos, cessada a causa, o cabelo volta a crescer.

Para quem atingiu a temida calvície, já existem novidades para o tratamento, inclusive em Caruaru, onde atua o cirurgião plástico dr. Abdisio Lemos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sociedade Internacional de Cirurgia e Restauração Capilar e da Associação Brasileira de Cirurgia e Restauração Capilar. O conceituado profissional constantemente participa de vários congressos nacionais e internacionais como palestrante e ouvinte, numa procura de atualizações e troca de conhecimento.

Atualmente, dr. Abdisio Lemos está sendo bastante solicitado diante das novidades no tratamento da calvície, na área do tratamento clínico, cirúrgico e diagnóstico. No clínico, medicamentos, loções, plasma rico em plaquetas, microagulhamento, laser de baixa voltagem e luz iônica estão dando resultados excelentes.

Já a cirurgia vem evoluindo com o Fue & Preview Long Hair. Trata-se de uma técnica que retira as unidades foliculares de uma em uma da área doadora. Depois de implantados, não existe a cicatriz linear, mas é muito importante não se exceder na retirada dessas UFs, para não provocar uma calvície cirúrgica na área doadora.

Na técnica Preview Long Hair, as UFs implantadas têm cabelo longo, não são UFs raspadas. Também chamamos de cirurgia do "Fio Longo", tem um aspecto mais estético, uma melhor densidade, mais natural. "Ao final da cirurgia, o paciente e seus familiares já podem ver o resultado – é uma grata satisfação para todos -, enquanto nas outras cirurgias o paciente tem que esperar oito meses para ver o resultado", afirmou dr. Abdisio.

No diagnóstico é muito importante o paciente conhecer a formação do cirurgião, se ele entende dessas técnicas e tratamentos de apoio. O transplante capilar pode mudar a vida do paciente no trabalho, no meio social e devolver a ele a autoestima.

 
 
 
 
publicidade