Trata-se do Smart Labs, um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicada no contexto de IoT
Wagner Gil
Na manhã da última quinta-feira (6), Caruaru ganhou, oficialmente, uma importante parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados (Cesar), que vão desenvolver tecnologia de ponta em parceria com o Armazém da Criatividade e o Porto Digital, instalados em Caruaru há quase quatro anos. Trata-se do Smart Labs, um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicada no contexto de Internet das Coisas (IoT).
O evento, que ocorreu no Armazém da Criatividade, reuniu diversas personalidades do mundo acadêmico e político, entre elas o reitor da UPE, Pedro Falcão; o ex-governador João Lyra Neto; o presidente da Acic, Luverson Ferreira; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, João Melo Neto, além de diversos coordenadores acadêmicos das instituições parceiras. A empresária Nara Lyra, uma das integrantes do Cesar desde o final da década de 90, também prestigiou a solenidade.
O ex-governador falou para os estudantes presentes, disse estar emocionado em ver o desenvolvimento do Armazém da Criatividade e comemorou a nova parceria. "Vejo essa iniciativa como muito importante. Utilizar a tecnologia para ajudar no desenvolvimento de sistemas que possam fazer a diferença no nosso dia a dia, principalmente das pessoas que desenvolvem tecnologia em nossa região", analisou João Lyra Neto. "A união entre o Cesar, a UPE e o Armazém da Criatividade vai trazer muita inovação, desenvolvimento e pesquisa, favorecendo empresários locais e ajudando a inserir alunos da UPE no mercado de trabalho", completou.
Para Pedro Falcão, outro objetivo é trazer inovação ao mercado local e muita tecnologia de ponta. "Vamos estar sempre estimulando o desenvolvimento de aplicações inovadoras para problemas reais do nosso cotidiano. Essa parceria representa um ganho enorme para Caruaru e toda região. Teremos condições de atuar de forma direta em empresas e ajudar no seu desenvolvimento", destacou. O Cesar é um centro de pesquisa e inovação, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Recife e filiais em Sorocaba, Curitiba e Manaus.
Com essa parceria, Caruaru acaba de ganhar um escritório do Cesar, que funcionará no Armazém Digital. É o primeiro do Centro de Sistemas fora da capital e instalado no Interior de Pernambuco. A instituição foi fundada em 1996 por três professores do Centro de Informática da UFPE, Silvio Meira, Fábio Silva e Ismar Kaufman. Na época, o foco central era criar uma aproximação maior entre o mercado e a academia. Em 2019, o centro já conta com mais de 600 funcionários e, em 2018, seu faturamento foi da ordem de R$ 100 milhões.
Vale lembrar que o Cesar é parte integrante e instituição âncora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil também sediado no Recife e que chegou a Caruaru junto com o Armazém da Criatividade. Em 2010, o instituto ganhou o prêmio Finep de Inovação, na categoria de Melhor Instituição Brasileira de Ciência e Tecnologia. "Estamos recebendo aqui uma parceria que será fundamental para esse momento que Caruaru vive", destacou o secretário João Melo Neto.
ÁREA EDUCACIONAL
Além de atuar como centro de pesquisa e inovação, o Cesar criou um braço educacional, a Cesar School, oferecendo cursos de graduação, mestrados e doutorados profissionais. O centro começou sua atuação na área educacional em 2007, quando iniciou a oferta do mestrado profissional em Engenharia de Software, que foi avaliado pela Capes em 2017 como um dos dois melhores mestrados profissionais na área de computação do país.
Em 2013 foi autorizada a abertura do segundo mestrado profissional, dessa vez com ênfase em Design de Artefatos Digitais. A partir de 2016, o mestrado em Design passou a também ser oferecido na unidade de Manaus. Em 2018, o Cesar se tornou a primeira instituição do país a oferecer um curso de doutorado na modalidade profissional.
ARMAZÉM DA CRIATIVIDADE
O Armazém da Criatividade fica localizado às margens da BR-104 (no Polo Caruaru), com 1.800m² de área construída. No local estão funcionando diversos e modernos laboratórios, salas de treinamento, incubadora, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de diversos empreendimentos.
O equipamento foi financiado pelo Governo de Pernambuco e idealizado pelo então governador João Lyra Neto. O foco foi dar suporte e trazer inovação ao mercado caruaruense em diversos segmentos, mas sempre com foco principal e um olhar especial no setor de confecções. Hoje, o Armazém da Criatividade atinge uma área ampla com atuação em vários campos da economia e educação.
Na ocasião, Pedro Falcão fez um reconhecimento. "Gostaria de aproveitar a ocasião e parabenizar o senhor João Lyra Neto. Quando era governador me deu essa missão de planejarmos o Armazém da Criatividade para Caruaru. O que já conseguimos aqui é impressionante. Agradeço a sua confiança naquele momento (2014) em que começamos a criar esse importante equipamento."