Notícias
 
Cidade
 
08/06/2019
Recolhimento de lixo na Ceaca conta com reforço de reeducandos
 

Na busca pela inclusão e retorno ao mercado de trabalho, um grupo de 20 reeducandos do regime aberto, atendido pelo Patronato Penitenciário, integra a equipe de limpeza da Central de Abastecimento de Caruaru, Ceaca. No local, eles se juntam aos funcionários da instituição para deixar limpos os galpões, as 12 ruas e três avenidas, três estacionamentos e dez banheiros que compõem a estrutura do local.

Os reeducandos trabalham em dois turnos, das 7h às 13h e das 11h às 16h, realizando varrição, capinação, limpeza, serviços gerais e ainda auxílio na reciclagem de produtos orgânicos. Eles ajudam no recolhimento de, aproximadamente, cinco toneladas de restos de frutas e verduras, que são encaminhados ao aterro do município para transformação em adubo.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico ressaltou que a ampliação de convênios como este com a Prefeitura de Caruaru reflete diretamente na redução da criminalidade nos municípios. "Apenas 1% dos reeducandos que trabalham são reincidentes. É preciso quebrar o preconceito e reinserir essas pessoas na sociedade de forma digna", destacou. Para H.B, de 28 anos, o momento é de comemorar o primeiro emprego que conseguiu desde que entrou no regime aberto. "Gosto muito desse trabalho, pois ele me ajuda muito, tenho dois filhos", revelou, acrescentando planos futuros.

Esse é mais uma ação social da Ceaca, que já mantém convênio de empregabilidade com o Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, desde 2018, e este ano aumentou a equipe para 20 reeducandos. A autarquia comemora, inclusive, a contratação, neste primeiro semestre, de um egresso do sistema penitenciário que concluiu a pena e, pelo empenho e dedicação, agora passa a fazer parte do quadro de funcionários. "Além da limpeza, faço serviços de calçamento, meio-fio e outras obras aqui na Central de Abastecimento. Gosto do trabalho porque já tenho experiência na área e isso é muito bom", disse J.P.T.

 
 
 
 
publicidade