Orquestra de Pífanos de Caruaru com o maestro Mozart Vieira, Elba Ramalho, Mano Walter e Mastruz com Leite foram algumas das atrações do último fim de semana, que reuniu multidão
Léa Renata com informações da Secom
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, abriu, oficialmente, os festejos juninos do Maior e Melhor São João do Mundo, na noite do último sábado (1º). Acompanhada do vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, do ex-governador João Lyra Neto, secretários municipais, vereadores, familiares e o público em geral, ela deu início aos polos que estão localizados na antiga Estação Ferroviária e no Pátio de Eventos Luiz "Lua" Gonzaga. A chefe do Executivo local percorreu todas os espaços até chegar na área dos camarotes, por volta das 21h.
A noite de abertura dos shows no Pátio de Eventos, que contou com a Orquestra de Pífanos de Caruaru & Maestro Mozart Veira, Elba Ramalho e Mano Walter, foi uma das mais expressivas dos últimos anos, em relação ao número de forrozeiros. A participação popular já demonstrou que Caruaru fará, mais uma vez, uma grande festa.
A Orquestra de Pífanos de Caruaru & Maestro Mozart Veira, com seus 120 integrantes, foi a primeira a se apresentar. No seu repertório, prestou diversas homenagens, com destaque para os 40 anos de carreira de Elba Ramalho. Composições de caruaruenses como Carlos Fernando, Lídio Cavalcanti e Onildo Almeida também não faltaram.
A segunda atração da noite, que já virou tradição na abertura dos festejos juninos da Capital do Forró, foi Elba Ramalho. A paraibana colocou o público para pular ao som de clássicos do forró e do frevo. "É sempre um prazer estar nesta festa maravilhosa. Aqui em Caruaru e sinto em casa com a acolhida deste público que é fantástico", disse Elba que, apesar de vir de um show em Gravatá, não perdeu o pique.
A noite foi encerrada com o eletrizante show do cantor Mano Walter. O vaqueiro, que conquistou o Brasil, esteve pelo terceiro ano consecutivo no São João de Caruaru e foi o responsável por um dos grandes momentos da noite: uma homenagem ao cantor Gabriel Diniz, que morreu precocemente no dia 27 de maio passado. O artista apresentou o forró em diferentes facetas: romântico, vaquejada e estilizado.
DOMINGO
Dando início à segunda noite de festa no Maior e Melhor São João do Mundo, a primeira atração a se apresentar no domingo (2) foi a caruaruense Renilda Cardoso, que trouxe ao palco o autêntico forró da terra, com diversas músicas de sua autoria, além de canções cantadas por grandes nomes, como Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Elba Ramalho. Recentemente, a artista se apresentou na Alemanha, levando a música nordestina para fora do país.
Tayrone foi a segunda atração da noite, comandando o palco com um estilo próprio de músicas românticas que animou todos os casais apaixonados. Ele iniciou seu show com o grande sucesso "Alô Porteiro" e deu sequência com grandes hits, a exemplo de "Diarista", "Doméstica" e sucessos do cantor Gustavo Lima, Gustavo Mioto, Marília Mendonça, entre outros.
O arrocha e a sofrência, ritmos tradicionais nas canções de Tayrone, tomaram conta do público com antigos sucessos que embalaram a noite dos caruaruenses. Para encerrar seu show, o artista fez uma homenagem ao cantor Gabriel Diniz, cantando seu maior sucesso: "Jeniffer".
Para fechar o primeiro fim de semana do São João 2019, uma das mais tradicionais bandas de forró subiu ao palco. Ao som de "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "A Praia", Mastruz com Leite animou ainda mais os forrozeiros de plantão, cantando desde os seus primeiros sucessos até os hits da atualidade.
POLO ESTAÇÃO CRIATIVA
A Estação Ferroviária, onde está localizada a Estação Criativa, também recebeu milhares de pessoas no último fim de semana. Trata-se de um lugar mágico, onde o turista e o caruaruense podem encontrar uma diversidade cultural imensa. No domingo, a festa começou logo cedo, às 20h, com a participação das bandas de pífanos Vitoriano, Princesa do Agreste e Arrasta Pife, que levaram muita alegria para o público. "Caruaru é feita de cultura. Não tem como não respirar esse clima frio que se esquenta no calor da intelectualidade da tradição cultural", afirmou o empresário Jota Cavalcante, que veio de Salvador prestigiar o Maior e Melhor São João do Mundo.
A Casa do Forró e o Polo dos Brincantes não deixaram nenhum forrozeiro parado. "É o resgate da cultura e da arte. Não tem como ir para outro lugar. Mês de junho é em Caruaru. A Prefeitura está de parabéns pela organização desse grandioso evento", disse Jonas Carvalho, escritor que mora no Rio Grande do Norte.
Já no Polo Juarez Santiago, o forró ficou por conta dos trios São João, Forró D+, Dominguinhos e Amor e Café. "Isso é que se chama de forró raiz. A tradição é a melhor forma de trazer a infância de volta e Caruaru tem muito disso. Por isso, não deixo de vir para cá com a família para mostrar o que é festejo junino de verdade", disse a dentista Marta Alencar, que veio de Vitória da Conquista (BA).
Quem visitou a Estação Ferroviária também viajou no tempo na cidade cenográfica que é uma réplica perfeita das vilas do Interior e que remete ao São João de outrora, com igrejinha, rezadeira, casa das raízes e até fofoqueiras para deixar o ambiente mais popular.
SANTANNA CONTAGIOU O ALTO DO MOURA
O Alto do Moura recebeu uma multidão no último domingo (2) para cantar junto com Santanna, num espetáculo emocionante que contagiou a todos. O forrozeiro, uma das três atrações do Polo Mestre Vitalino, fez a alegria do público cantando sucessos como "Me Dá Meu Coração" e "Espumas ao Vento".
A prefeita Raquel Lyra esteve presente e ressaltou a emoção de iniciar o ciclo junino da cidade, a cada ano. "A gente está sempre se reinventando. Não só profissionalizando, garantindo transparência, trazendo patrocínio, trabalhando a sustentabilidade da festa, mas, principalmente, pensando como a gente pode receber melhor o caruaruense e os nossos turistas. Então venham pra cá que a festa está ainda mais bonita", convidou.
Pelo terceiro ano com uma barraca de caipirinhas no Alto do Moura, a comerciante Gabriela Gomes, era só alegria. "Nossas vendas aumentam muito durante o São João, o que acaba compensando os meses mais fracos do ano, como agosto e setembro", festejou, acrescentando que nesses três anos, que aquele domingo foi o dia que mais gente esteve no Polo.
PROGRAMAÇÃO
Pátio de Eventos
Dia 8
Batista Lima, Jonas Esticado e Fulô de Mandacaru
Dia 9
Lucas Costa, Dorgival Dantas e Alcymar Monteiro
Dia 12
Adriana Moral, Marília Mendonça e Petrúcio Amorim
Dia 14
CaruForró, Bell Marques e Jorge de Altinho
Comidas Gigantes
Dia 8
Maior Quentão
Local: Cidade Alta, às 18h.
Dia 9
Maior Cuscuz do Mundo
Local: Av. Leão Dourado, entrada da Vila do Aeroporto, às 13h.
Dia 11
Maior Caldinho
Local: São João da Escócia, às 18.
Dia 13
Bolo de Milho Gigante
Local: Indianópolis, às 18h.
Maior Dobradinha
Local: Boa Vista II, às 20h.
Dia 14
Arraiá do Pão Doce
Local: Salgado, às 20h.
Maior Queijo de Coalho Assado do Mundo
Local: Vila Andorinha, às 18h.
Maior Pé de Moleque
Local: Rendeiras, próximo ao Parque Ambiental, às 18h.
Polo Alto do Moura
Dia 8
Trio Pedrinho do Acordeon
Joquinha Gonzaga
Banda Pingo D'água
Dia 9
Trio Caruara
Jonh Geração
Berinho