Notícias
 
Capa 2
 
08/06/2019
Mamusebá encanta crianças e adultos
 

O Teatro de Mamulengos existe desde 1985, trazendo alegria e mantendo a tradição dos bonecos

Wagner Gil

Considerado um dos mais importantes artistas da cena teatral de Caruaru, o ator e radialista Sebastião Alves (Sebá) criou, em 1985, o Teatro de Mamulengos Mamusebá e, hoje, esse importante equipamento faz parte das artes cênicas na cidade. Trata-se de uma parada obrigatória para turistas e amantes da cultura popular que vêm à Capital do Forró para participar dos festejos juninos.

Localizado na entrada do Polo da Estação Ferroviária, o Mamusebá, na verdade, faz uma viagem à cultura popular, oferecendo uma série de atrações, entre elas, exposições e brinquedos tradicionais, além de homenagear nomes que, de alguma forma, contribuíram para o avanço de Caruaru em todas as áreas.

Como acontece todos os anos, o Mamusebá procura inovar e trazer novidades para o seu público. Este ano, o destaque é o Camarote das Personalidades. "Esse espaço criado este ano tem 40 bonecos que representam personalidades que estão presentes ou já nos deixaram. São pessoas dos mais variados segmentos da cultura, da política, da literatura etc", disse o orgulhoso Mestre Sebá. Entre os homenageados, estão o produtor cultural Wellington Branco (in memoriam), a prefeita Raquel Lyra, o cantor Azulão e o poeta Lídio Cavalcante, também falecido.

Para Sebá, além de homenagear, o projeto vai ajudar a manter vivos os nomes de figuras que foram fundamentais para a nossa cultura. "Nós temos nesse camarote Cacho de Coco, um dos maiores carnavalescos de Caruaru. Vale lembra que nós também temos o currículo de cada um dos homenageados, destacando ainda algumas de suas ações", explicou. "Severino Vitalino, falecido este ano e um dos maiores nomes da arte em barro, também está sendo lembrado", ressaltou Sebá.

Esse trabalho do camarote foi realizado com o apoio do rapper Bira, que ficou responsável pela maquiagem. Os figurinos são de dona Sônia Blazer e a confecção das peças de Sebá. "No final desse trabalho, fiquei muito satisfeito. Agradeço o comprometimento e o apoio de Bira e Sônia, responsáveis pela finalização", agradeceu o artista.


PASSEIO CULTURAL

No Teatro de Mamulengos Mamusebá também estão expostos, e para venda, brinquedos populares como o ‘mané gostoso', pião, carro de lata, bonecas de pano etc. "Nós ainda temos aqui a maior exposição de bonecos de mamulengos do mundo. São mais de 100 representando os mais diversos segmentos. Essa mostra foi resultado de uma oficina de bonecos em parceria com os alunos da UFPE", destacou Sebastião Alves.

Também são recriados momentos de uma cidadezinha do Interior, como a construção de uma minirroda-gigante, a volta do Voo do Forró e um quadro de lâmpadas e cores. "Nós montamos uma estrutura onde os pais poderão apresentar aos seus filhos brinquedos de suas épocas e que, raramente, são encontrados. Hoje as crianças estão ligadas mais ao mundo eletrônico, porém aqui fazemos uma viagem ao passado", afirmou Sebá.

Ele lembra ainda que o Mamusebá oferece uma estrutura bacana, com lanches regionais, a exemplo de bolo de milho, pipocas, capucho (algodão doce), pirulitos, sucos e chocolate-quente. "Tem aquele cafezinho da roça, torrado em casa, para os pais se aquecerem", disse.

Durante o mês de junho também será exibido o espetáculo ‘As aventuras de Benedito no país de Caruaru'. O texto é uma homenagem ao escritor Nelson Barbalho, que também faz parte do camarote.

Vale lembrar ainda que o teatro funciona também fora do período junino, sempre com apresentações no final da tarde dos domingos.


Serviço
O quê: Teatro de Mamulengos Mamusebá
Onde: Polo da Estação Ferroviária
Quando: sábados e domingos de junho, matinê, começando sempre às 17h
Também haverá apresentações nas vésperas e dias de São João e São Pedro: 23, 24, 28 e 29 de junho, começando sempre às 20h.

 

 
 
 
 
publicidade