Notícias
 
Política
 
25/05/2019
Solenidades marcam os 162 anos de emancipação da Capital do Agreste
 

Uma missa foi celebrada pelo bispo diocesano dom Bernardino Marchió, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, e, logo em seguida, houve o corte do bolo

Léa Renata com informações da Secom

A Prefeitura de Caruaru festejou, no último sábado (18), os 162 anos do município com várias solenidades e eventos durante todo o dia. A data também foi comemorada ao longo da semana, com várias inaugurações e requalificações de escolas e unidades de saúde, além da terceira edição do prêmio ‘Mulheres que fazem a diferença'.

A programação do sábado começou logo cedo, às 6h, com a tradicional queima de fogos no Monte do Bom Jesus. Às 7h, foi realizado um passeio ciclístico saindo da Estação Ferroviária e, em seguida, às 7h30, houve o hasteamento das bandeiras no Palácio Jaime Nejaim, pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), o vice Rodrigo Pinheiro (PSDB) e pelo ex-governador do Estado, João Lyra Neto (PSDB). A solenidade contou com a participação das bandas marciais Nova Euterpe, Polícia Militar e Comercial de Caruaru.

Logo depois, uma missa foi celebrada pelo bispo dom Dino, na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Na ocasião, a prefeita agradeceu a toda a equipe de secretários presentes e fez uma homenagem aos homens e mulheres caruaruenses. "O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é políticas públicas e estamos gerindo uma cidade pautada nisso, pois queremos o melhor para os habitantes dessa terra", comentou.

O corte do bolo, com extensão de 15 metros, foi realizado por vários membros da prefeitura, que estavam cercados da população e de autoridades. "Caruaru tem muitos motivos para comemorar. Estamos fazendo uma cidade mais bonita e justa para todos", afirmou Raquel. Também estavam presentes nas solenidades da manhã a deputada estadual Priscila Krause (DEM) e o deputado federal Fernando Rodolfo (PHS).

As comemorações continuaram durante a tarde do sábado, com o projeto "Caruaru em Movimento", no Monte do Bom Jesus, e, à noite, com o "São João na Roça", no distrito de Itaúna.


‘MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA'

Foi em clima de celebração e festa que, na véspera do aniversário de Caruaru, 23 mulheres foram homenageadas na terceira edição do prêmio ‘Mulheres que fazem a diferença'. O evento, promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), aconteceu na noite da sexta-feira (17), no Maria José Recepções I, e reuniu mais de 200 pessoas.

"Na semana dos 162 anos da nossa cidade, a gente traz o reconhecimento dessas mulheres que, muitas vezes, eram visíveis nas suas comunidades, mas invisíveis na sociedade. São mulheres que ajudaram a construir a nossa história, fazendo de Caruaru a cidade que ela é hoje, e que tanto nos orgulha", destacou, na ocasião, a prefeita Raquel Lyra, que fez a entrega dos prêmios às homenageadas.

A secretária da SPM, Juliana Gouveia, falou da importância de valorizar a atuação das homenageadas. "A gente vibra junto com a trajetória de vida dessas mulheres, com a possibilidade de dar visibilidade ao trabalho que elas desenvolvem cotidianamente", ressaltou. "É o momento de dizer que as mulheres sempre contribuíram para a sociedade brasileira, do mundo e caruaruense, e que a gente precisa valorizar o trabalho dessas mulheres, porque só assim se consegue garantir os direitos de todas e todos", completou.

Entre as homenageadas, estava a deputada estadual Priscila Krause, que falou da emoção ter seu trabalho reconhecido na cidade. "Eu só tenho como retribuir a isso com muito trabalho, dedicação e reconhecimento ao povo de Caruaru que está à frente de seu tempo e construiu toda uma região por conta desse seu espírito empreendedor. Para mim é um privilégio e uma honra muito grande receber essa homenagem", destacou.


PASSEIO CICLÍSTICO

Após a cidade acordar com a alvorada de fogos, 470 ciclistas se reuniram na Estação Ferroviária para a largada do passeio ciclístico "Eu Amo Caruaru". O evento, promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Gerência de Esportes e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), foi a primeira atividade comemorativa do calendário oficial.

A ação contou com o apoio das secretarias de Educação, Ordem Pública, Serviços Públicos, Destra, Guarda Municipal e Fundação de Cultura e Turismo. "Há quase dois meses que a gente vem pensando nesse evento no intuito de montar uma estrutura legal para que as famílias viessem comemorar o aniversário da cidade no centro de Caruaru", destacou o coordenador de Esporte e Lazer, Diego Barros.

O vice-campeão brasileiro de ciclismo Thyago Costa estava entre os participantes. A iniciativa foi elogiada pelo atleta. "É importante promover eventos desse porte na cidade para incentivar os ciclistas. Sem falar que a atividade esportiva afasta os jovens da criminalidade. A Gerência de Esportes que promoveu está de parabéns", destacou o atleta.


SÃO JOÃO NA ROÇA

O local escolhido, Itaúna, recebeu, pela primeira vez, o São João na Roça, que este ano atenderá um total de 12 comunidades. A animação ficou por conta de atrações musicais como a Banda Baião de Todos, que toca clássicos do rock em ritmo de forró, e o cantor caruaruense Azulão, que apresentou seus maiores sucessos, acompanhado do seu filho Azulinho.

Por volta das 19h, as pessoas começaram a chegar, timidamente, mas foi só o sanfoneiro puxar o fole que as ruas ficaram cheias. Um público formado por moradores locais e também de distritos vizinhos e da cidade, como é o caso de Helena Joana. "Fiquei sabendo pelo rádio que hoje tinha uma festa aqui e vim porque tenho família aqui. Está muito bonito, valeu a pena ter vindo", disse Helena.

Essa aprovação chegou até a prefeita Raquel Lyra. "Antes de subir ao palco, uma moça me parou e já perguntou se ano que vem vai ter festa aqui de novo. Vai sim. Uma vez que entra no calendário do São João na Roça, não sai mais. Este ano quase dobramos o número de distritos atendidos e ano que vem vamos somar ainda mais", explicou Raquel.

E como São João não é São João se não tiver folguedos, apresentaram-se também os bacamarteiros do Batalhão 56 e a Quadrilha Junina Molecodrilha, que levou 36 integrantes ricamente caracterizados. Na festa esteve presente ainda o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, entre outros profissionais que contribuíram para o sucesso do evento.

A festa, que começou no sábado, só termina no dia 14 de julho. "A edição de 2019 promete ser histórica, com números ainda mais significativos e visitantes cada vez mais satisfeitos", prevê Rubens Júnior.
ões para quem deseja conhecer mais sobre as tradições do Interior pernambucano e sua gastronomia.

 

 
 
 
 
publicidade