Notícias
 
Cidade
 
25/05/2019
Asces-Unita celebra 60 anos e homenageia ex-alunos em solenidade
 

O evento aconteceu na noite da última quarta-feira (22), no Centro de Convenções do Senac, em Caruaru

A primeira faculdade de Caruaru chega aos seus 60 anos de fundação, atualmente o primeiro Centro Universitário Comunitário do Interior do Estado. Para marcar o momento histórico, a instituição promoveu, na última quarta-feira (22), no Centro de Convenções de Caruaru, solenidade que contou com a presença de autoridades, políticos, professores, além de alunos e funcionários da Asces-Unita. Na ocasião foi realizada palestra com o jornalista Fernando Rêgo Barros, que destacou o tema "Os desafios do desenvolvimento sustentável: entre o local e o global".

Durante o evento, a instituição divulgou o lançamento do seu programa de mestrado que ofertará cursos na área de Direito e Psicologia, além de convênio com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). A data de aniversário que marca a autorização dos seus cursos se deu em 11 de maio último, mas as festividades começaram bem antes, ainda em 2018, quando foi realizado concurso para formatação de um selo comemorativo, e que foi criado pelo aluno Breno Fernandes, do curso de Design da UFPE, Campus Caruaru. A partir de então, o layout foi aplicado em todas as peças publicitárias da instituição, uma maneira de valorizar a criatividade dos estudantes da região.

Neste mês de maio, as comemorações já contaram com o tradicional corte do bolo, que contou com a participação de alunos e comunidade Asces-Unita. A quarta-feira (22) também foi marcada por cerimônia solene de homenagem a algumas figuras que fizeram e fazem a diferença ao longo das seis décadas da instituição, somando mais de 40 pessoas que foram agraciadas com a homenagem.

Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem realizada ao ex-aluno, atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Adalberto Melo, que recebeu o Troféu Tabosa de Almeida. "Esse momento marca a gratidão que a Asces-Unita tem a Caruaru, uma oportunidade ímpar de homenagear personalidades que marcam a instituição", ressaltou o reitor Paulo Muniz.

A Asces-Unita viu em suas salas de aula muito da história de Caruaru, autoridades, grandes juristas e tantos outros ilustres profissionais que tiveram na instituição o berço da sua formação acadêmica e profissional. A solenidade contou ainda com a valorização cultural com as apresentações artísticas do Coral Asces-Unita e do grupo de dança Brincantes do Agreste, que abrilhantaram a noite. A programação também marcou a abertura do Congresso Multidisciplinar para as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Engenharias, evento que foi concluído na última sexta-feira (24).

As comemorações dos 60 anos da Asces-Unita serão estendidas ao longo de 2019. Já no mês de junho será inaugurada a Casa da Cidadania e Justiça, parceria entre o TJPE e a Asces-Unita, que trará a Caruaru a primeira unidade do projeto que já atua em outras cidades do estado de Pernambuco. Em setembro, Caruaru sediará a sua I Meia Maratona, quando os atletas poderão disputar nas categorias 2km, 5km, 10km e 21km100. A largada será às 8h do domingo, 1º.

 
 
 
 
publicidade