Ao todo são nove comissões parlamentares que são fundamentais para o bom relacionamento entre os poderes
Wagner Gil
O presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Torres (PSDB), divulgou as comissões permanentes que irão atuar no próximo biênio, época fundamental para a conclusão do mandato da prefeita Raquel Lyra (PSDB), bem como período que chega à reeleição dos edis. Esses grupos são fundamentais para que o Poder Executivo tenha agilidade, principalmente no que diz respeito à análise dos projetos, que depois são liberados para votação em plenário.
Matérias financeiras, criação de secretarias, liberação de recursos através de fundos, Lei Orçamentária Anual, tudo passa pelas comissões. "Nenhuma matéria é votada sem o crivo desses. Eles analisam tudo, desde as questões legais às sociais", destacou o assessor jurídico da Câmara, João Américo.
Duas comissões são fundamentais para o Poder Executivo: Finanças e Obras. "O parecer dessas duas em analisar as matérias que aqui chegam é primordial, até para que os demais colegas saibam no que estão votando. Um parecer de uma comissão pesa muito no voto do colega, quando este projeto chega no plenário", destacou o vereador Heleno Oscar (PV).
Esses grupos também são essenciais para atender as demandas da população e fiscalizar os serviços, além de saber como eles estão sendo oferecidos às comunidades. "As comissões de Saúde e Educação acabam influenciando, de forma direta, na qualidade de vida da população", destacou o presidente Lula Torres.
Algumas comissões também analisam o comportamento dos vereadores, podendo chegar a sugerir a cassação de mandatos, como é o caso da de Ética Parlamentar. Normalmente os grupos são formados através de acordos entre a base e a oposição, gerando um equilíbrio e harmonia nos poderes, respeitando também a minoria. Esse procedimento também se dá nas esferas dos poderes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
Ao todo são nove comissões. São elas: Ética Parlamentar; Finanças e Orçamento; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Educação, Cultura e Esportes; Saúde e Assistência Social; Direitos Humanos; Meio Ambiente; Políticas Públicas para a Juventude; Segurança Pública e Defesa dos Direitos da Mulher.