Notícias
 
Economia
 
02/02/2019
Confecções podem ganhar consultoria
 

O serviço, que é gratuito, faz parte de um programa de qualificação e capacitação, que terá um processo seletivo

Melhorar as práticas dos negócios de confecção, permitindo, assim, o acesso a novos mercados. Esse é o propósito do programa Caruaru Moda Mundo, uma idealização da Prefeitura de Caruaru, desenvolvido por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Associação Comercial e Empresarial (Acic) e Armazém da Criatividade. A capacitação é gratuita e vai qualificar as empresas com ações divididas nas etapas de diagnóstico, ciclo de mentorias e consultorias de gestão e produção, visando à participação na 28ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que acontece em julho.

As inscrições para o programa Caruaru Moda Mundo vão até o dia 17 de fevereiro e devem ser realizadas no site do programa: http://cmm. caruaru.pe.gov.br. Apenas dez empresas serão escolhidas em um processo seletivo com duas etapas. É preciso atender a todos os quesitos estabelecidos no edital, que são: ser um negócio formal de confecção de peças de vestuário, calçados, bolsas e afins, ou seja, é preciso ser microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).

A segunda fase da seleção é uma apresentação com duração de dez minutos sobre o empreendimento e seus principais diferenciais. Uma banca avaliadora fará a seleção com base nos seguintes critérios: empreendedor, gestão, produção, mercado e futuro. As empresas selecionadas terão oito meses com acompanhamento de consultores do Sebrae. "Trata-se de uma oportunidade imperdível para pequenas empresas de confecções, que buscam melhorar as suas práticas de gestão e produção, inovando para alcançar novos mercados consumidores", destacou a gestora da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae/PE, Débora Florêncio.

O trabalho começará com um diagnóstico para identificar os pontos de melhoria. Depois será oferecido um ciclo de consultorias com acompanhamento de um consultor mentor, dividido em dois eixos: gestão, que vai abordar os setores de processos, pessoal, planejamento, finanças e marketing/comercialização, e o eixo de inovação com foco na produção e nos produtos. Nesse processo serão realizadas oficinas com todos os participantes e consultoria, que terá atendimento individualizado.

"O diferencial deste programa é trabalhar as necessidades de cada negócio de forma individualizada, pois com o diagnóstico inicial teremos um panorama de quais intervenções serão mais ou menos necessárias", enfatizou Débora. Depois da participação das empresas na 28ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, elas ainda terão acompanhamento dos consultores por dois meses.


Serviço

Programa Caruaru Moda Mundo

Consultoria gratuita para dez empresas do setor de confecção em Caruaru

Inscrição gratuita no link http://cmm.caruaru.pe.gov.br

Processo seletivo exige apresentação para banca avaliadora

Informações no Sebrae 21038400

 
 
 
 
publicidade