Notícias
 
Roteiro
 
26/01/2019
Teatro da Misericórdia ou Retratos da Infância em cartaz
 

O espetáculo é encenado pelo premiado Gilberto Brito, tem direção de Nildo Garbo e texto de Vital Santos

A curta temporada do espetáculo "Teatro da Misericórdia ou Retratos da Infância" faz suas últimas apresentações neste sábado e domingo (26 e 27), no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru, sempre às 20h. Em cena, o premiado artista Gilberto Brito, que tem direção de Nildo Garbo e texto do renomado Vital Santos. A atração entrou em cartaz na semana passada e registrou boa receptividade de público, que paga pelo ingresso R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meio).

Trata-se de um texto premiado pela obra poética-lírica de um poeta marginalizado pela sua própria condição de ser um diferente e sensível da realidade por ele vivida. O objetivo é resgatar um poeta da grandeza de Lycio Neves, pseudônimo de Natalício Augusto Neves, nascido em maio de 1914, na cidade do Brejo da Madre de Deus e que faleceu em Belo Jardim, onde conviveu, na infância, requintada na forma de poesia. Foi lá que o menino "Lirinha" viveu em meio aos poetas, bêbados e vagabundos, além de senhores abastados.

Como característica de sua dramaturgia, em "Teatro da Misericórdia ou Retratos da Infância", Vital Santos preza pelos problemas sociais e políticos. O texto foi escrito em 1974 e é uma colagem de poemas de Lycio e do próprio Vital, cuja estreia ocorreu no mesmo ano, com a participação de Gilberto Brito no elenco.

Brito começou a fazer teatro em 1974, no Grupo de Cultura Teatral, que hoje é o Grupo Feira de Teatro. Ele estreou nos palcos, neste mesmo ano, com a peça "Recortes de Infância", escrita por Lycio Neves. O ator caruaruense foi um dos grandes destaques da 18ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2012, arrematando o troféu de Melhor Ator do Prêmio Apacepe de Teatro e Dança, no Recife.

 

 
 
 
 
publicidade