Notícias
 
Política
 
05/01/2019
Bolsonaro empossa seu ministério
 

O presidente Jair Bolsonaro deu posse ao seu ministério na tarde da terça-feira (1º), após receber a faixa presidencial do agora ex-presidente Michel Temer e de discursar no parlatório do Palácio do Planalto. Serão 22 ministros ao todo.

O número é quase metade dos 40 que a ex-presidente Dilma Rousseff chegou a ter, porém maior que os 15 prometidos por ele durante a campanha. O primeiro a ser empossado foi Sérgio Moro, que comandará o Ministério da Segurança Pública e Justiça. Titular da Operação Lava Jato na Justiça Federal em Curitiba, Moro foi ovacionado pelo público presente. O juiz foi responsável pela condenação em primeira instância que resultou na prisão do ex-presidente Lula.

Os demais ministros foram chamados em seguida, um a um. Entre eles, somente nove já trabalharam em funções da administração pública e 13 vão estrear no Executivo.

O novo ministério pode ser dividido em seis grupos: o econômico, capitaneado por Paulo Guedes (Economia); o político, com Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Gustavo Bebianno (Secretaria Geral) à frente; o militar, liderado pelo general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional); o da Justiça, comandado por Sério Moro; o ideológico; e o técnico (os dois últimos sem lideranças unificadoras).

Fonte: Congresso em Foco

 
 
 
 
publicidade