Notícias
 
Cidade
 
05/01/2019
Pernambuco conquista único ouro da OBM
 

Pernambuco ganha uma medalha de ouro no nível 1 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), depois de 16 anos. O autor desse feito é Gabriel Bastos Duarte, um menino de 12 anos, que está longe do perfil do nerd tradicional.

Gabriel sempre foi um bom aluno. Mas nunca chamou a atenção nem mesmo do pai, que é professor de matemática. "Ele gosta de videogame, de lutar judô e estar com os amigos. Sempre foi curioso. Mas nunca um aluno prodígio", avaliou Gustavo Duarte.

Este ano, o estudante do sexto ano participou de seis olimpíadas de matemática e conquistou medalhas em cinco. Na Olimpíadas Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) foi um dos 20 milhões de inscritos em todo país.

"Na primeira sondagem que fiz com Gabriel, vi que ele tinha potencial. Mas conquistar essa medalha foi algo que nunca imaginei. A OBM é a maior prova de matemática do mundo. Tem três vezes o número de inscritos do Enem. Gabriel concorreu com alunos do sétimo ano que já avançaram no conteúdo e, por isso, teriam mais vantagem", contou o professor de matemática, Márcio, que ajudou na preparação do estudante.

 
 
 
 
publicidade