Com cuidados simples é possível evitar doenças no verão, como micose, queimaduras e câncer
No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas, como queimaduras, envelhecimento precoce e aumentando, até mesmo, o risco de câncer.
Assim, para evitar as doenças de pele comuns no verão, a exemplo de micose, queimaduras e câncer de pele, deve-se adotar medidas simples: manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada. Por isso, para se proteger, é preciso seguir algumas dicas de cuidados essenciais nos dias mais quentes do ano.
Tomar pelo menos 2 banhos diários por dia deve ser suficiente para manter a pele devidamente limpa, livre do suor. Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.
O sabonete antisséptico pode ser útil para eliminar as bactérias e outros micro-organismos das axilas, região íntima e pés que podem causar frieira, por exemplo. Após o banho é importante passar um creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos.
Não esquecer de aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar, e fazer renovação a cada três horas é importante para quem está na praia ou na piscina. Mas quem fica exposto ao sol durante o trabalho também deve ter este cuidado todos os dias para evitar o câncer de pele.
Assim, quem trabalha em ônibus e caminhões, pode, por exemplo, aplicar bastante protetor solar no braço e na mão esquerda porque estas tendem a ficar mais expostas ao sol. Lembrando que as loções pós-sol são ótimas para refrescar a pele após um dia de praia, piscina ou cachoeira. Estes produtos hidratam, reparam e acalmam a pele danificada, evitando a descamação e prolongando o bronzeado.
Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele. Assim, a depilação deve ser feita, pelo menos, com 48 horas de antecedência.
Tomar banho de água doce – Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e a areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos.
Tratamentos de pele no verão – Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque esses tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer esses tratamentos é durante o outono e o inverno.
Protetor solar – Quem deseja ficar bronzeada sem prejudicar a pele pode optar por usar um protetor mais fraco, com FPS 4 ou 8, por exemplo, porque ele filtra os raios nocivos do sol e deixam a pele mais bonita, com um tom dourado. Alguns óleos e bronzeadores também possuem fator de proteção solar incluído em sua fórmula, conferindo ótimos resultados. No entanto, passar coca-cola, óleo de cozinha e outros tipos de óleo que não sejam específicos para exposição solar é contraindicado porque pode causar riscos para saúde.
Ingerir líquidos – Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de dois a três litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, por exemplo, mas esses têm mais calorias e podem aumentar o peso, e, por isso, a água pura, e a água com gotinhas de limão são mais indicadas.
Fonte: www.tuasaude.com