Foi realizada, na manhã da última sexta-feira (14), a cerimônia de conclusão do 1º módulo de Letramento em Programação de alunos da rede municipal de Caruaru, no Centro de Convenções do Senac. Chamado de "Tech Oscar", o evento encerrou as atividades desenvolvidas durante o ano letivo.
Estiveram presentes a prefeita Raquel Lyra, Adelmo Eloy, representando o Instituto Ayrton Senna, em nome de Mozart Ramos, e o diretor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, que assinaram formalmente o convênio entre as três instituições. O projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e o Núcleo de Tecnologia da UFPE em Caruaru, que atendeu, ao longo deste ano, 207 alunos de cinco escolas de Tempo Integral.
De acordo com Adeilza Ferreira, coordenadora do programa no município, a equipe já trabalha visando à meta para 2019. "Nós deveremos beneficiar 2 mil alunos e dobrar o número de escolas atendidas, ou seja, serão dez unidades onde as crianças vão poder aprender a se comunicar na era digital", adiantou.
"Há muitos anos o meu grande sonho era que os alunos da rede pública tivessem as mesmas oportunidades que tinham os das escolas particulares. Estou temporariamente prefeita de Caruaru e hoje vejo que os nossos alunos estão tendo mais oportunidades para a era digital do que muitos de escolas privadas", comentou, emocionada, Raquel Lyra.