Foram diplomados o governador reeleito, a vice e um senador, além de 48 deputados estaduais e 21 federais
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, na última quinta-feira (6), no Classic Hall, em Olinda, a cerimônia de diplomação do governador reeleito, Paulo Câmara (PSB); da vice, Luciana Santos (PCdoB), e do senador Humberto Costa (PT). Também foram diplomados 21 deputados federais e 48 estaduais eleitos no dia 8 de outubro deste ano. Jarbas Vasconcelos, senador eleito, recebeu a diplomação no dia 3 de dezembro.
Tendo como base Caruaru, foram diplomados José Queiroz – PDT (deputado estadual), Erick Lessa – PR (deputado estadual), Wolney Queiroz – PDT (deputado federal), Fernando Rodolfo – PHS (deputado federal), Tony Gel – PMDB (deputado estadual) e Priscila Krause – DEM (deputada estadual). Daniel Coelho – PPS (deputado federal), que teve também a cidade como campo eleitoral, recebeu a diplomação no dia 3 de dezembro.
O TRE-PE ainda entregou certificados aos sete conselheiros distritais eleitos em Fernando de Noronha e mais um suplente. Pela primeira vez, os moradores da ilha puderam usar a mesma urna eletrônica para votar nos candidatos das eleições majoritárias do estado e nos conselheiros.
A cerimônia, que teve à frente o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Figueiredo, na prática, significa o reconhecimento da Justiça Eleitoral de que os candidatos que ganharam as eleições 2018 estão aptos a exercer seus mandatos. O prazo para a diplomação é até o dia 19 de dezembro, mas foi antecipada em Pernambuco. Na abertura, houve apresentação do sanfoneiro Beto Hortis, que cantou o Hino Nacional.
Paulo Câmara foi reeleito governador de Pernambuco com 1.896.126 votos, o equivalente a 50,61% dos votos válidos. Ele afirmou que está animado para cumprir o segundo mandato. "Agora é cumprir a nova etapa porque a nova tarefa é enfrentar os desafios de governar o estado de Pernambuco diante de um cenário adverso econômico no antro do Brasil, e buscar melhorar os serviços públicos. Essa é a nossa missão essencial. Ajudar a população e buscar manter Pernambuco na frente, equilibrado, com as suas contas e dia", disse ao G1.
O senador Humberto Costa afirmou que vai trabalhar no Congresso para defender os interesses de Pernambuco. "Eu pretendo reproduzir aquilo que eu fiz ao longo desses últimos oito anos. Ser um defensor intransigente de Pernambuco, um aliado importante do governador Paulo Câmara, lutar pelo aprofundamento da democracia no Brasil. Estarei lá no Congresso defendendo os interesses do nosso povo, especialmente do povo mais pobre, trabalhador", afirmou ao portal da Globo.
Na ocasião, o presidente do TRE-PE, que deixou o cargo na sexta-feira (7), disse que, no estado, não houve nenhum registro de problemas com notícias falsas e que a eleição correu tranquilamente. "Despeço-me com a certeza de que combati o bom combate e que os resultados estão mostrados. De cabeça erguida, missão cumprida, posso encostar minha cabeça no travesseiro, posso olhar meus filhos, meus netos e para todos cidadãos pernambucanos. O dever foi cumprido", concluiu.