Notícias
 
Cidade
 
08/12/2018
Festa de Nossa Senhora da Conceição termina neste sábado
 

A programação acontece há mais de um semana, no Marco Zero de Caruaru

A comunidade católica está vivenciando mais uma edição da festa de Nossa Senhora da Conceição, que teve início no último dia 29 de novembro, no Marco Zero de Caruaru, com extensa programação se estendendo até este sábado (8). Com o tema "Maria, da origem da nossa fé à nossa missão, é a inspiração", o evento tem todos os dias Ofício de Nossa Senhora, celebração de missa, quermesse e shows musicais. Neste último dia, o ponto alto das homenagens à santa, haverá repique dos sinos e alvorada, procissão e missa de encerramento.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é uma comunidade da Catedral de Nossa Senhora das Dores, que tem como pároco o padre Zenilson Tibúrcio e o vigário paroquial padre Francisco Xavier.

"Convidamos todos os comerciantes e comerciários, bem como a população em geral, para celebrar conosco este último momento da tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, que está no coração do povo caruaruense", disse o padre Zenilson Tibúrcio.

Para os fiéis que vão acompanhar as festividades, às 6h acontece o Ofício de Nossa Senhora e alvorada festiva, seguida de Celebração Eucarística com o padre Francisco Xavier. Às 10h será realizada Missa Solene com o padre Antônio Márcio (Santa Cruz do Capibaribe), com participação do Coral São José. Ao meio-dia tem repique dos sinos e alvorada; às 18h será a vez da procissão luminosa e, em seguida, missa de encerramento com o monsenhor Olivaldo Pereira, participação do Coral Shekna e quermesse com show de Marlene do Forró.

Há 236 anos a cidade é regada pela fé e esperança direcionada a Jesus. E, presente na origem dessa fé, através da devoção de José Rodrigues de Jesus (fundador de Caruaru), está Maria, como Mãe que orienta no caminho da salvação que está naquele que ela trouxe em seu ventre. "Vivenciando o ano missionário diocesano, percebe-se que a fé precisa cada vez mais ser cultivada, transmitida, testemunhada, e Maria, mais uma vez, vem nos inspirar com o seu exemplo para em tudo buscarmos fazer a vontade de Deus", enfatizou padre Zenilson Tibúrcio.


HISTÓRIA

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição remonta a uma capela do século XVIII, construída por José Rodrigues de Jesus, na Fazenda Caruru, que, posteriormente, deu origem ao município. Reformada e ampliada ao longo do século XIX, adquiriu as características arquitetônicas que permanecem até hoje: planta tradicional em cruz latina, simétrico em planta e fachada, com cobertura em duas águas, apresentando estrutura de madeira revestida em telhas de cerâmica.

Não se pode afirmar que seja essa edificação um exemplar monumental da arquitetura barroca ou neoclássica, embora demonstre características do passado colonial. Isto se justifica pela época de construção e pela localização geográfica, distante dos centros difusores dessas arquiteturas. Portanto, a igreja foi construída de acordo com o saber local, ressaltando a arquitetura vernacular.

Visto como o edifício mais marcante da época, a Capela de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1781, com aspecto simples, constando de duas partes bem distintas: o corpo central e a capela-mor, diferente do seu aspecto atual, com duas torres. No pátio em frente a ela, após a ampliação que a transformou na igreja hoje existente, foi colocado um cruzeiro, transferido, posteriormente, para o Monte do Bom Jesus.

Atualmente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição se constitui como um marco religioso e, na visão da população local, uma importante referência cultural para a cidade.

 

 
 
 
 
publicidade