Com o mote "Se exponha, mas não se queime", a campanha do Dezembro Laranja é realizada há 20 anos em todo o Brasil
Dezembro traz a estação mais quente para o hemisfério sul. Como o Brasil é um país tropical, com sol na maior parte do ano, altas temperaturas são registradas durante o período e os cuidados com a pele são ainda mais necessários. Não é a toa que o mês foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (Sbd) para a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, o primeiro mais incidente no país, sendo responsável por 30% de todos os tumores malignos diagnosticados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Caruaru é um reflexo do cenário nacional. Na Clínica D'Pele, centro avançado de medicina dermatológica e estética, 30% das lesões identificadas são sugestivas para o câncer de pele. "É preciso estar atento aos sintomas e procurar um dermatologista imediatamente após detectar uma lesão persistente, pintas que apresentam mudança de cor e/ou textura e feridas que não cicatrizam", alerta a dr. Anna Leonel. Embora bastante incidente, este tipo de doença apresenta baixa letalidade e as chances de cura são significativas, quando diagnosticado precocemente.
A principal causa é a exposição solar excessiva. O câncer de pele surge com mais frequência nas áreas do corpo mais expostas como face, ombros, costas, orelhas e couro cabeludo, em casos de calvície. Por isso, o Dezembro Laranja é um grande movimento de conscientização popular sobre o tema. "A campanha orienta para a necessidade dos cuidados com a pele, do uso do protetor solar, dos riscos da doença e da importância do diagnóstico prévio para danos maiores como as mutilações", explicou a dra. Aline Trindade.
Entre os hábitos de prevenção que devem ser adotados, as especialistas indicam reduzir exposição solar, principalmente entre 10h e 16h, e aplicar protetor solar, diariamente, com fator de proteção (FPS) 30 ou mais, como medidas indispensáveis. Profissionais que atuam ao ar livre precisam estar mais atentos aos equipamentos de proteção individual (EPIs), ao uso de óculos escuros com proteção UV (ultravioleta) e de roupas que protejam o corpo.
Neste domingo (9), a Clínica D'Pele realizará uma ação de distribuição de protetor solar, na Avenida Agamenon Magalhães, no horário das 9h às 12h, para as pessoas que estiverem passeando ou se exercitando na ciclofaixa. É bom lembrar que, na hora da prática de exercício ao ar livre, o cuidado com a pela não deve ser desprezado. Afinal, a pele é o órgão maior do corpo humano e precisa de saúde para ficar bonito.
COMO APLICAR UM FOTOPROTETOR
O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.
Medidas de proteção
– Usar chapéus, camisetas e protetores solares;
– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta;
– Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão;
– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;
– Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo;
– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.