Neste sábado (24) serão eleitos os representantes da sociedade civil que comandarão o biênio 2019-2010
O Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru (CMPCC), através da Comissão de Projetos Culturais, realiza, neste sábado (24), o I Fórum Municipal de Cultura de Caruaru, a partir das 14h, no Senac. Será uma eleição para selecionar os representantes da sociedade civil para o plenário do CMPCC. Os membros titulares e respectivos suplentes ficarão no cargo durante o exercício que corresponde ao biênio 2019-2020.
A resolução 01/2018 do Conselho, que prevê a realização do fórum, foi publicada no Diário Oficial de Caruaru e tem o intuito de preencher as vagas para os 15 setoriais culturais, sendo eles: artes visuais, audiovisual, design e moda, artesanato, música, dança, artes cênicas, cultura popular, arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural, povos tradicionais, agentes culturais, trabalhadores da cultura e produtores culturais, bem como instituições culturais não governamentais, fotografia, gastronomia, e o de livro, leitura e literatura.
Para participar do fórum, os interessados precisam levar a documentação exigida para o credenciamento, que é Carteira de Identidade ou CPF, comprovante de residência e comprovação de atuação no setorial (currículo na linguagem artística). A comprovação de atuação poderá ser dispensada no caso de constatação de notoriedade pelos membros da Comissão Eleitoral e ou dos membros do setorial. O credenciamento dos eleitores será realizado no mesmo local de realização do fórum, das 14h às 15h, quando o participante deverá informar se desejará candidatar-se ou não.
A Comissão Eleitoral será formada por membros da Comissão de Projetos Culturais, presidência do conselho e conselheiros voluntários, desde que não estejam em processo de recondução ao cargo. O fórum contará com apoio administrativo da Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo do município (FCTC).
O processo eleitoral de cada setorial será coordenado por um analista nominado pela comissão eleitoral. Os candidatos poderão escolher concorrer com "formação de chapa" informando titular e suplente, assim como concorrer individualmente. Será considerado o quórum mínimo necessário de 5 (cinco) inscritos em cada setorial para ocorrer a eleição. Caso o quórum não seja atingido, a comissão deverá convocar nova eleição do setorial para o mês de dezembro de 2018, em local público e notório a ser definido.
Os candidatos receberão um número para que os eleitores possam escolher por meio de cédula em voto secreto a ser contabilizado pelo analista do setorial. Serão considerados eleitos os postulantes ou chapa mais votados. O resultado final do processo será proclamado pela comissão eleitoral e publicado no Diário Oficial do município.