Notícias
 
Cidade
 
24/11/2018
Clube de Leitura Caruaru retorna às atividades
 

O Clube de Leitura Caruaru volta com suas atividades neste sábado (24), com a realização da 12ª Roda de Leitura. Trata-se de encontros intimistas promovidos pelo grupo para que pessoas possam conversar e discutir gêneros pré-definidos pelos membros e dividir experiências literárias vivenciadas. O evento acontece na Livraria Imperatriz e o tema é "Poesia".

O Clube de Leitura Caruaru foi idealizado em 2012, por estudantes do ensino médio, graças a uma cartilha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que sugeria a formação de um grupo de leitura. A partir da ideia, Anna Karolyna e Alex Magalhães, estudantes da Escola de Referência Professor Lisboa, na época, criaram o clube numa rede social, com indicações e enquetes sobre os autores das obras literárias. Em 2013, a ação deu resultados e os jovens, com ajuda de Emanuela Silvestre, psicóloga, fundaram, oficialmente, o clube e, desde então, a iniciativa que começou na rede social passou a conquistar espaços físicos.

O clube tem o propósito de reunir pessoas que amam literatura e, geralmente, se reúnem mensalmente para discutir, comentar e trocar informações sobre um mesmo gênero literário escolhido nos encontros. São reuniões descontraídas, sem preconceitos e nem formalidades, trazendo uma ótima oportunidade de conviver e de compartilhar emoções e interpretações proporcionadas pela leitura.

A equipe de moderadores, como se autointitulam os administradores do grupo, é composta por uma diversidade de perfis. Atualmente, estudantes dos cursos de Letras, Design, Comunicação Social e Pedagogia, bem como alguns já formados em Arquitetura e Urbanismo e Design, formam a equipe.

O Clube de Leitura Caruaru é uma instituição sem fins lucrativos, sem espaço físico para realização das atividades, com mais de 4 mil membros no grupo do Facebook e tem como missão o incentivo à leitura em benefício da comunidade do município.

Além do incentivo à leitura, defendem a liberdade de pensamento e também se preocupam com os direitos humanos, sendo contra qualquer tipo de discriminação e preconceito.

O clube também funciona nas redes sociais, divulgando eventos, promovendo a literatura, a cultura e interagindo com os membros e amantes da arte, somando quase 3 mil seguidores em todas as redes sociais.


Serviço
Roda de Leitura do Clube de Leitura Caruaru
Local: Livraria Imperatriz
Programação: dia 24 de novembro, às 14h
Acesso: gratuito.


Redes sociais
Instagram: @clcaruaru
Facebook: @ClubeDeLeituraCaruaru
Blog: www.clcaruaru.wordpress.com

 
 
 
 
publicidade