Notícias
 
Cidade
 
24/11/2018
Rizelda Galindo lança livro na Acaccil
 

A noite de autógrafos será na próxima sexta (30), na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras

Jaciara Fernandes

A cirurgiã buco-maxilo-facial Rizelda Galindo, também poetisa, está na reta final para o lançamento do seu livro ‘Vida em versos'. Será às 20h da próxima sexta-feira (30), na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil), no centro da cidade. A obra de 147 páginas começou a ser escrita ainda na adolescência e representa praticamente a cronologia de uma vida inteira. Impresso pela Editora Nova Presença, do Recife, o trabalho está dividido em poemas, momentos da autora com Deus, o convívio com os filhos e homenagens.

Ao folhear ‘Vida em versos', o leitor irá se surpreender com a diversidade de temas abordados, a exemplo da depressão. "Vivi momentos difíceis, no estágio cruel da doença, mas, com força de vontade e muita fé, consegui sair da situação lamentável na qual me encontrava", disse Rizelda, com ar de superação.

Para ela, falar sobre o assunto no livro é uma forma de encorajar outras pessoas a encararem o problema e ir em busca da cura. A autora também retrata um pouco sobre o Brasil e o processo político atual, que mergulhou o país em uma grave crise econômica e moral. "Acho que falar de política e discutir a temática é um dever de todos nós, independente de período eleitoral. Um povo politizado é a certeza de uma nação melhor para se viver", comentou.

Apesar de abordar temas delicados, como o título por si só diz, ‘Vida em versos' foi muito bem pensado e planejado com poesias que retratam várias fases reais da autora e outras imagináveis. "Costumo dizer que esse livro é um filho muito aguardado, mas que chegou no momento certo dele nascer", pontuou.

O projeto de capa é da amiga Guajassy Bruijns, artista plástica que mora na Alemanha, e trata-se de uma pintura de uma mulher da rede, representando a própria Rizelda.

Como diz o prefácio, assinado pelo escritor Mário Nitsche, "às vezes suave, o poema vem como um suspiro. Outras, com a firmeza de um confronto por uma ideia importante e querida…" E é exatamente assim.

Já a orelha foi escrita em forma de poesia pela advogada Ona Iria, filha biológica da autora, assim como Flávio Onnil. Também são filhos, de coração, Cristiane e Nicole. Todos estão na dedicatória, assim como o tio Cyl Galindo (in memoriam), escritor e poeta, membro da Academia Pernambucana de Letras.

A programação para a noite de autógrafos começa às 20h, com a participação da cantora Patrícia Vasconcelos, do cantor e compositor Totonho, que musicou uma poesia de Rizelda; e do adolescente declamador Joaquim Branco. Já confirmaram presenças o poeta Natanael Lima e o promotor de Justiça, Frederico Valença.

O público vai poder adquirir os exemplares no valor de R$ 35, à vista, e R$ 40, no cartão de crédito. "Não estou medindo esforços para transformar o momento numa noite literária e cultural para os meus convidados e familiares", disse, orgulhosa, a poetisa, que promete fazer homenagens e apresentar surpresas.

Rizelda é natural de Buíque, no Sertão de Pernambuco, filha de Enedina Souza (Baiana) e de Espedito José Galindo. Ainda criança, mudou-se com a família para Arcoverde, onde o pai se tornou um bem-sucedido comerciante. Começou os estudos no Ginásio Onze de Setembro e continuou no Colégio Americano Batista, no Recife. Mas foi em Caruaru, cidade escolhida para morar, que cursou Odontologia na Faculdade de Odontologia, hoje Asces-Unita. Fez pós em Cirurgia Oral Menor e cursou Atualização em Harmonia Facial, em São Paulo e na Escola Pernambucana de Odontologia, respectivamente.

 

 
 
 
 
publicidade