Notícias
 
Economia
 
17/11/2018
Mania de colecionar cactos e suculentas virou negócio
 

Cláudia Mochel, da Suricato, dedica tempo integral na multiplicação das plantinhas e na confecção de minijardins

Jaciara Fernandes

Trabalhar com o que gosta e ainda ganhar dinheiro por conta própria são privilégios para poucos. E o que já é bom pode ficar ainda melhor, quando a atividade proporciona prazer. Essa introdução tem tudo a ver com Cláudia Mochel, que vive a vida cuidando de plantas e, de certa forma, vendendo alegria e significados. Ela é proprietária da Suricato – Cactos e Suculentas, que não só ajudam a embelezar ambientes, como também despertam nas pessoas o interesse e o respeito pela natureza.

Cláudia tem 48 anos, é natural do Recife e há 14 anos trocou sua terra natal por Caruaru. Zootecnista de formação, ela veio para a Capital do Agreste com o objetivo de desenvolver trabalhos agrários através do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), órgão no qual era servidora pública. Logo depois, surgiram outras ações no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), além da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego de Pernambuco, onde ministrou curso técnico na área.

Mas a sua paixão por cactos e suculentas foi despertada pelas filhas Rhannah, de 18 anos, e Halyna, 13. "As invés de presentes tradicionais, desde pequenas elas sempre optaram por me presentear com um cacto e, a partir daí, iniciei a minha coleção", lembrou Cláudia, que tomou gosto pelo hobby e se capacitou em produzir arranjos que remetem a minijardins. O negócio prosperou e a ex-servidora pública dedica tempo integral aos cactos e suculentas e hoje é uma pequena empreendedora autônomo.

Na casa onde mora, no Bairro Adalgisa Nunes, toda a parte externa é dedicada ao seu negócio, com foco na área de replantio ou multiplicador de mudas. "É aqui que dou asas a imaginação para criar os minijardins, tão bem aceitos pelo público, principalmente para quem mora em apartamento ou que queira embelezar seu escritório ou jardins já existentes", comentou.

Recém-chegada de uma viagem a São Paulo, Cláudia está cheia de novidades. Uma parte, ela já expôs na Feira Cultural do Caruaru Shopping, evento que participou há uma semana. Agora, as atenções estão voltadas para os cenários alusivos ao fim de ano, que estarão à disposição dos clientes na Expo Natalina, que acontece de 22 de novembro a 2 de dezembro, no mesmo centro de compras. Com tantas tarefas a realizar, ela conta com o apoio fundamental das filhas. "A minha mais velha tem habilidade na pintura, enquanto a caçula fica responsável pela divulgação do que produzimos", frisou a orgulhosa mãe.

As suculentas são belezinhas encantadoras. A verdade é que elas são muito fáceis de se cultivar e manusear e, ainda por cima, estão bastante na moda e preferidas por muitos na hora de presentear. As também chamadas de ‘lembrancinhas vivas' vieram se popularizando muito nos últimos tempos, principalmente por conta dos conceitos de sustentabilidade e dessa crescente preocupação com a preservação ambiental. Para que tudo atenda a expectativa da clientela, tudo é pensado e planejado com muito cuidado. Um exemplo são as peças em barro, que são todas produzidas pela artesã do Alto do Moura, Terezinha Gonzaga.

Quem se interessou por ter cactos ou suculentas, basta ligar para o 99181-7111 ou seguir o Suricato através das redes sociais: suricatocaruaru2018 (Facebook), suricato_caruaru (Instagram) ou ainda no canal do Youtube suricato Caruaru.

 
 
 
 
publicidade