Foi sepultado, no final da tarde da última segunda-feira (12), Israel Cordeiro de Almeida, aos 78 anos, ex-prefeito do Brejo da Madre de Deus. Ele faleceu na manhã do domingo (10), após sofrer um infarto fulminante. O velório teve início na residência do político e, em seguida, continuou no auditório da prefeitura, mantendo a tradição da cidade de se despedir de pessoas do mundo político na sede do Governo Municipal.
Israel esteve à frente da prefeitura por duas vezes: a primeira, no exercício de 1973 a 1975, quando assumiu após o falecimento do então prefeito Capitão Abelardo, e a segunda oportunidade, quando se candidatou e saiu vencedor do pleito, cumprindo a gestão de 1983 a 1988, único mandato que durou seis anos. No currículo do político também tem três mandatos de vereador, além de ter sido candidato a vice-prefeito na eleição de 2016, sem sucesso.
De acordo com familiares, Israel Cordeiro vinha passando por sérios problemas de saúde, mais precisamente nos pulmões, provavelmente por ter sido fumante por décadas. No último domingo, ele teria acordado reclamando de uma dor no braço e, de imediato, foi removido pelo Samu para a UPA local. Na unidade, foi atendido e liberado. Ao retornar para casa, teria sofrido um infarto.
O velório reuniu, além de familiares, amigos que o seguiram na política por muitos anos. No cortejo foi registrado um grande público e teve o acompanhamento da Banda Musical Madre de Deus, que seguiu até o cemitério local onde aconteceram homenagens. Além de ter sido um gestor público, que trabalhou para o desenvolvimento do município, Israel era conhecido por ter feito um calendário de eventos atraindo muitos turistas para a cidade.