Notícias
 
Saúde
 
17/11/2018
Dia da Homeopatia
 

Os resultados alcançados são impressionantes e, por isso, a cada dia são muitos os profissionais que se dedicam a essa especialidade

Em 21 de novembro é celebrado o Dia da Homeopatia, uma ciência desenvolvida há muitos anos com o intuito de combater doenças e males sem a mesma agressão dos remédios convencionais. Os princípios utilizados na homeopatia são utilizar as substâncias que causam mal ao paciente e, através delas, descobrir remédios que não sejam tão agressivos. Esse tipo de medicina foi criada há 200 anos por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, que se formou com apenas 24 anos, na Alemanha.

Os resultados alcançados na homeopatia são impressionantes e, por isso, com o passar dos anos, outros profissionais foram se dedicando às técnicas desenvolvidas pelo dr. Christian, que atualmente é uma das mais procuradas no mundo inteiro.

A homeopatia se utiliza de uma pequena parcela da doença que aflige e, com outras substâncias, é criado um remédio para acabar com o mal, ou seja, para combater fogo com fogo. Para essa causa, o medicamento é extremamente pessoal, diferente dos demais que podem ser tomados para doenças e males comuns, como dor de cabeça, dente etc. Já os remédios homeopáticos não são aconselháveis a ingestão sem acompanhamento médico, justamente por trazer em suas combinações agentes e reagentes a determinada doença.

O dr. Christian também deixou alguns pensamentos e fundamentos firmes para algo que criou para salvar a vida de seu filho. Isso mesmo, a homeopatia nasceu justamente por um problema de saúde que o filho do médico sofreu. Decepcionado com a medicina tradicional, ele dedicou-se a encontrar outras formas de cura, o que lhes indicou outros caminhos, como, por exemplo, rastrear as razões para determinado mal e, desta forma, curá-lo, eliminando sua origem e tratando os corpos indesejados.

O médico considerava o corpo uma grande orquestra e, para uma orquestra funcionar de maneira perfeita, era preciso atentar para cada detalhe. Na homeopatia, as dores e os males não são diagnosticados separadamente, mas, sim, como parte de um todo, pois, em muitos casos, a doença parte da mente, do cansaço, entre outros. E por causa desse cuidado com o todo, a homeopatia é vista como algo mais humano.

A próxima quarta-feira foi escolhida para representar o Dia da Homeopatia no Brasil, porque foi nesta data, no ano de 1840, que o francês dr. Benoit Jules Mure chegou ao país. Bento Mure, como também ficou conhecido, já havia sido salvo de uma tuberculose através da medicina homeopática pelo Conde Dr. Sebástien des Guidi, que, por sua vez, foi discípulo de dr. Christian, o pai da homeopatia. Mure foi quem fundou o Instituto Homeopático do Saí e o primeiro médico a tratar pacientes através das técnicas homeopáticas por aqui.

Além de homenagear a instauração da homeopatia no Brasil, a data também serve para difundir informações a respeito das técnicas e benefícios dos tratamentos homeopáticos. A homeopatia é um método baseado no "princípio dos semelhantes", que objetiva fortalecer e otimizar a homeostase (o nosso poder de autocura), partindo da premissa de que qualquer sintoma causado por uma substância em altas doses numa pessoa saudável promoverá resposta de cura, se administrada em doses mínimas em pessoas doentes cujos sintomas sejam semelhantes aos da substância. Ou seja, utiliza pequenas doses de substâncias que estimulam o corpo a reagir contra a doença, promovendo a cura da própria enfermidade ao invés de tratar apenas os sintomas. Esta terapia não expõe o paciente à toxicidade das drogas medicamentosas.

Embora infelizmente muitas pessoas ainda confundam a homeopatia com o placebo, ela é uma especialidade médica e farmacêutica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Farmácia.

Fontes: www.calendariobr.com.br/ http://www.dermus.com.br

 
 
 
 
publicidade