Notícias
 
Últimas
 
10/11/2018
João Lyra Neto é homenageado no cinquentenário do TCE-PE
 

O ex-governador foi lembrado pela sua contribuição nos avanços que a corte conquistou nas últimas décadas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou sessão solene, na noite da última quinta-feira (8), para homenagear 50 personalidades pernambucanas com a Medalha do Cinquentenário, em alusão ao Jubileu de Ouro da instituição. O evento, que ocorreu no prédio-sede do Tribunal, no Bairro da Boa Vista, no Recife, teve à frente o presidente do TCE, Marcos Loreto, e dois caruaruenses foram homenageados: o ex-governador João Lyra Neto e o atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Adalberto Oliveira de Melo.

As comemorações do Jubileu de Ouro do TCE tiveram início no dia 15 de outubro e se encerraram esta semana com a entrega da importante comenda. "Este evento foi também uma forma encontrada pelo Tribunal de Contas do Estado de agradecer a essas personalidades por suas colaborações direta ou indireta para a evolução e o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela corte de contas nas últimas cinco décadas", disse Marcos Loreto.

Loreto falou ainda do orgulho em comandar a instituição. "É um privilégio e uma grande alegria presidir o Tribunal de Contas no ano do seu cinquentenário. São 50 anos de avanços importantes, de conquistas, que acabam repercutindo na vida do cidadão beneficiado pela adequada utilização das verbas públicas, sendo um importante instrumento de cidadania, de combate à corrupção e de aperfeiçoamento da gestão pública", afirmou.

Entre as autoridades que também foram contempladas com a honraria, estavam o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Eriberto Medeiros, além de ex-governadores, como Miguel Arraes e Eduardo Campos (in memoriam), que foram representados por familiares na solenidade, bem como o governador Paulo Câmara.

João Lyra falou com a reportagem VANGUARDA. "Sinto-me orgulhoso em ser homenageado por uma corte tão importante como o Tribunal de Contas do Estado. Um gestor público deve ter cuidado com as contas e o TCE tem um papel importante como órgão fiscalizador", disse.

Além de ex-governador, João Lyra Neto já foi prefeito de Caruaru por duas vezes e sempre teve suas contas aprovadas sem ressalvas pelo TCE. Ele também foi deputado estadual e líder do governo de Miguel Arraes, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e vice-governador de Eduardo Campos.


A HISTÓRIA

Marcos Loreto homenageou os agraciados lembrando que quando o TCE foi criado, em 1968, na gestão do governador Nilo Coelho, tinha apenas dois anos de idade. Ao longo dos últimos 50 anos, o órgão passou por uma série de avanços que otimizaram o uso dos recursos públicos e beneficiaram a vida dos pernambucanos. "Uma estrada que muitos ajudaram a percorrer e que só temos a comemorar."

Ele citou ainda alguns ex-chefes do Poder Executivo estadual. "Sem haver possibilidade de agradecer a todos – até porque muitos não se encontram mais vivos -, o TCE definiu 50 nomes para receber a comenda, entre eles os ex-governadores (falecidos) Nilo Coelho, Eraldo Gueiros, Moura Cavalcanti, Miguel Arraes, Carlos Wilson e Eduardo Campos, além de (vivos) Marco Maciel, José Ramos, Roberto Magalhães, Gustavo Krause, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos e João Lyra Neto. Todos, direta ou indiretamente, contribuíram para a evolução do nosso Tribunal", afirmou Loreto.

O presidente homenageou também em seu discurso os conselheiros já falecidos, os quatro que se encontram aposentados (Adalberto Farias, Roldão Joaquim, Romário Dias e Severino Otávio), os servidores já falecidos, na pessoa do ex-auditor geral Luiz Arcoverde Cavalcanti, e os servidores da ativa.

Encerrada a sessão, os convidados seguiram para a área externa do TCE para a inauguração da escultura "Evolução", feita, especialmente, para os 50 anos do Tribunal pelo arquiteto Wandenkolk Walter Tinôco.

 
 
 
 
publicidade