Notícias
 
Cidade
 
10/11/2018
Pernambuco se despede do fundador do Hebron
 

O empresário reconhecido nacionalmente, Josimar Henrique, morreu, aos 68 anos, no último dia 2, vítima de leucemia

O setor empresarial de Pernambuco ainda lamenta o falecimento, na sexta-feira (2), de Josimar Henrique da Silva, aos 68 anos, fundador e presidente do Conselho de Administração do Laboratório Hebron Farmacêutica Indústria de Medicamentos. O sepultamento aconteceu no início da tarde do sábado (3), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Segundo parentes do empresário, ele enfrentava os problemas ocasionados por leucemia – um tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea.

Josimar Henrique tinha como principal característica ser visionário. A prova disso é que, após atuar no Laboratório Aché, logo viu a possibilidade de ser dono de seu próprio negócio, e, em 1990, fundou a Hebron em Caruaru, no Distrito Industrial I, nas margens BR-232. A grande receptividade do mercado pelos medicamentos fitoterápicos (à base de plantas) fez com que, dois anos depois, todo o Norte/Nordeste já recebesse os produtos feitos na jovem indústria.

Atualmente, a Hebron é reconhecida como uma das maiores empresas do setor de capital nacional com atuação no Brasil, na América do Sul e Estados Unidos, na área de medicamentos fitoterápicos. Tido como uma pessoa de bom trato e simplicidade, Josemar Henrique abriu portas para a indústria em todos os sentidos. Um deles é o relacionamento que conseguiu firmar com pesquisadores em todo o país e sua atuação no setor de medicamentos fitoterápicos.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, emitiu nota de pesar lamentando a morte do empresário. "É com pesar que recebi a notícia do falecimento do fundador e presidente do Conselho de Administração do Laboratório Hebron Farmacêutica Indústria de Medicamentos, Josemar Henrique da Silva. A empresa que ele presidiu funciona em Caruaru e é uma das maiores da área de fitoterápicos do país. Minha solidariedade aos familiares e amigos", disse o texto.

Também através de nota, o senador Armando Monteiro Neto, ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, lamentou o falecimento de Josimar Henrique, dizendo que "Josimar sempre foi um empreendedor à frente do seu tempo, pioneiro, ousado, com visão estratégica, que imprimiu ao Hebron um padrão gerencial arrojado, com limites éticos claros e rigorosos, assumindo uma posição de liderança no setor". A manifestação de lamentação segue dizendo que: "A partida precoce de Josimar significa uma enorme perda para Pernambuco, mas perco também um amigo particular, que esteve ao nosso lado em momentos decisivos nos últimos anos. Portanto, em meu nome e em nome de Mônica, quero expressar minha solidariedade à sua família neste momento tão difícil. Que Deus lhes conforte e dê forças para enfrentar essa dor", concluiu.

Além do setor privado, o empresário também teve sua passagem pela vida pública, tendo sido secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, na primeira gestão de Tony Gel à frente da prefeitura, em 2000. Ele preparou como seu sucessor no Laboratório Hebron o primogênito Josimar Henrique da Silva Filho, que atualmente lidera a indústria que produz nas linhas de clínica médica, gastro, ginecologia, neurologia, pediatria, respiratória e suplementos. Os clientes estão espalhados pelo México, Cuba, Peru, Chile, Equador, Colômbia, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Portugal e Áustria.

O homem que não via dificuldade em nada que queria levou a sua indústria a desenvolver projetos da Inglaterra, além de estreitar relação com a Universidade do Porto (Portugal) e manteve contato com um dos maiores centros de pesquisa química do mundo, localizado em Lousanne (Suíça).

 
 
 
 
publicidade