Notícias
 
Roteiro
 
10/11/2018
Festival de Cinema de Caruaru é atração no Agreste
 

Foram inscritos mais de mil curtas e longas, mas menos de 70 foram selecionados para disputar o Troféu José Condé

Os amantes da Sétima Arte têm uma programação imperdível com a realização do Festival de Cinema de Caruaru, que chega a sua quinta edição. A iniciativa teve início na última segunda-feira (5) e segue até 16 deste mês, no Teatro Difusora, que foi transformado no Cine Teatro Difusora. Ao todo, foram inscritos 1.111 filmes, sendo selecionados 64 curtas e cinco longas-metragens que disputam o Troféu José Condé.

Agregando o Festival Libero-Americano de Cinema Contemporâneo, o evento também oferece debates, oficinas, dança, música, teatro e mostras itinerantes, levando a Sétima Arte para dentro das escolas públicas das redes municipal e estadual, com os infantos-juvenis.

De acordo com Edvaldo Santos, idealizador do evento, são várias as temáticas abordadas pelos filmes, que vão desde a comédia e questões sociais, passando pelo bullyng, solidão, depressão até o suicídio. "Acho muito importante discutir temas que infelizmente fazem parte da sociedade contemporânea, e, ao abordarmos, estamos contribuindo para a reflexão e para a formação de cidadãos."

O homenageado dessa edição é o ator e jornalista Giovani Gomes, que tem várias atuações no cinema, inclusive com produções premiadas no exterior. Um exemplo é o curta-metragem "João Heleno dos Britos", de Neco Tabosa, que conquistou o prêmio Sisgnis do Festival Cinelatino de Toulouse, na França. "Sinto-me extremamente feliz com essa homenagem, que nada mais é do que o reconhecimento ao meu trabalho. Agradeço de coração", disse Giovani.

As exibições começam às 18h e se estendem às 22h, sempre iniciando com os curtas e finalizando com os longas, com entrada gratuita. O festival é financiado pelo Governo do Estado, através do Funcultura, e tem apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.

 
 
 
 
publicidade