A assinatura ocorreu na Igreja de Santa Luzia, no Monte do Bom Jesus, localonde será construída a Creche Dom Antônio Soares Costa, no valor de 1,3 mi
Wagner Gil
No final da tarde da última quarta-feira (24), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), assinou Ordem de Serviço para a construção da Creche Dom Antônio Soares Costa, que vai funcionar no Monte do Bom Jesus. O ato aconteceu na Igreja Santa Luzia e reuniu dezenas de pessoas da comunidade, bem como autoridades, secretários municipais e diversos vereadores, entre eles o presidente da Casa, Lula Torres (PSDB), Duda do Vassoural (PRTB), Heleno Oscar (PV), Bruno Lambreta (PDT) e Pierson Leite (PSD).
A Creche Dom Costa terá aproximadamente 860m², com capacidade para atender 175 crianças, de zero a três anos de idade. Contará com sete salas de aula, sendo três berçários 0 (atendendo crianças de até um ano de idade), dois berçários 1 (atendendo crianças de até dois anos de idade) e dois berçários 2 (atendendo crianças de até três anos). "A unidade será mais um espaço pensado exclusivamente para as crianças, com toda estrutura e qualidade de ensino adequada para a faixa etária que será atendida", disse Raquel.
Com investimentos na ordem de R$ 1,3 milhão, o local terá salas já projetadas para as crianças, fraldário, brinquedoteca, playground, pátio coberto, horta, escovódromo, secretaria, cozinha, refeitório e lavanderia. "Vamos garantir a estas crianças viver em um ambiente saudável, desenvolver todas as suas potencialidades e, depois, seguir para as escolas que atendem à comunidade", afirmou a prefeita.
O secretário de Educação, Rubenildo Moura, também falou. "A obra da creche conclui todo o complexo no sentido de infraestrutura, para que, de fato, possamos construir uma nova história para a população do Monte do Bom Jesus. O trabalho não termina apenas na sua estrutura física, mas, sobretudo, com o cuidado com ela", frisou.
O vereador Bruno Lambreta comemorou. "Realmente o Monte do Bom Jesus ganha mais uma ação que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse. "Recentemente o local foi todo reformado ganhando novos mirantes e qualificação para os moradores atuarem na Praça de Alimentação. O monte agora é local turístico com iluminação e muita segurança", reforçou Heleno Oscar.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Durante o ato, a prefeita Raquel Lyra falou por quase 20 minutos e fez uma prestação de contas aos presentes. A chefe do Executivo municipal destacou a dificuldade de destravar a burocratização para realizar obras e agradeceu também à Câmara de Vereadores. "Gostaria de agradecer à Câmara de Vereadores pelo apoio que tivemos e temos quando enviamos os projetos para melhorar a vida do caruaruense. Hoje mesmo (quarta, 24) estive no Bairro José Liberato e vamos calçar nove ruas. Nove já haviam sido calçadas. Fazemos isso de forma tranquila, porque muitas pessoas diziam que não teríamos capacidade de conseguir o empréstimo. Depois disseram que não teríamos capacidade de realizar as obras. Nossa resposta será com trabalho, com muito trabalho, e chegando perto de quem precisa", pontuou.
Raquel agradeceu também a sua equipe. "Gostaria de agradecer a todo pessoal da Secretaria de Obras pelo empenho, fundamental para que os trabalhos possam ser realidade aqui e em toda cidade. Essa obra é 100% feita aqui, por nossa equipe. Estamos terceirizando poucos projetos, porque o que fazemos aqui é bem feito", afirmou Raquel, que também enalteceu os empreiteiros. "São empresas de Caruaru que estão ganhando a licitação. Agradeço a confiança deles. Estamos felizes com o resultado que estamos obtendo", argumentou.
A prefeita destacou ainda todo o investimento que é feito na educação e que vai além das salas de aula ou reformas físicas. "Estaremos entregando óculos para alunos da Escola João Lyra Filho e que passaram pelo devido processo de exames. Isso vai ocorrer em toda a rede", informou.
Durante seu discurso, ela prometeu ainda fazer mais melhorias no Monte do Bom Jesus. "Nós vamos fazer o saneamento aqui e já estamos trabalhando nisso. Eu sinto um orgulho diferente porque meu pai também fez o saneamento aqui quando era prefeito. Ele entrou em muitas casas para conversar com a população. Ele deu a garantia que a obra seria concluída e com dignidade para os moradores", argumentou.