Notícias
 
Saúde
 
27/10/2018
Vacinação antirrábica
 

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Unidade de Controle de Zoonoses, segue com a campanha antirrábica vacinando cães e gatos na zona rural do município. De acordo com o último balanço divulgado pelo órgão, até o dia 11 de outubro haviam sido imunizados contra a raiva 40.155 animais.

Para os donos que não puderam vacinar seus animais na área urbana, uma equipe está disponível para atendê-los no estacionamento da Secretaria de Saúde, localizado por trás do prédio principal da Avenida Vera Cruz, 654, no Bairro São Francisco.

De acordo com a programação na zona rural, na próxima segunda-feira (29) as equipes estarão no Sítio Taquara de São Pedro. Já na terça-feira (30), concluindo os trabalhos, a ação será realizada na Rua da Lata.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do bicho infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.

A vacinação é gratuita e protege os animais contra a doença, que é fatal. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade, salivação excessiva e paralisia. Além da mudança de comportamento, um cão feliz e brincalhão pode se tornar um animal quieto, recatado e cansado. Esses sintomas vão se mostrando de acordo com as fases da raiva canina.

 

 
 
 
 
publicidade