Números apresentados durante comemoração mostram a importância da unidade para Caruaru e região
Jaciara Fernandes
A última quarta-feira (10) foi marcada pelas comemorações dos três anos de atuação do Armazém da Criatividade no Agreste, unidade avançada do Porto Digital em Caruaru, com a apresentação dos principais resultados e conquistas da unidade. O evento, que aconteceu pela manhã, contou com a presença de autoridades, membros do Conselho de Administração do parque tecnológico e convidados. A região, forte por seu setor de serviços e cadeia têxtil, foi a escolhida, em outubro de 2015, para receber a unidade que oferece infraestrutura e serviços de apoio a empreendedores das áreas de TIC e EC.
Ana Roberta Siqueira, superintendente de Empreendedorismo e Negócios, apresentou os números alcançados nos primeiros anos da unidade. Foram 143 cursos e oficinas com 2.568 pessoas qualificadas, além de terem sido firmados convênios com a UPE, UFPE, IFPE, ITEP e Asces-Unita. No total, já se somam 26 empreendimentos incubados, quase 300 horas de workshops e 638 horas de assessorias. O telão também mostrou as seis meetups de empreendedorismo com 352 participantes. Também foram realizados 146 eventos realizados com mais de 8 mil participantes e a ocupação de 29 empresas já instaladas nas salas empresarias estando 14 ocupadas no momento. "Nosso foco é ser um agente de fomento ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação vislumbrando o desenvolvimento através de um ecossistema integrador do mercado, academia e governo, incentivando um pensamento global com foco no crescimento local. O processo de incubação é uma das formas de preparar empreendedores para transformar projetos em negócios", destacou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Persus Bastos.
Inaugurado pelo então governador João Lyra Neto, o projeto figurou entre as dez melhores soluções inovadoras do mundo, segundo avaliação da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (Iasp) em 2016. A primeira unidade a funcionar no Interior do Estado deu início ao processo de interiorização do Porto Digital, com sede no Recife, e recebe alunos em estrutura montada no Polo Caruaru.
João Lyra prestigiou o evento e não poupou elogios ao que ajudou a construir. "Essa unidade de tecnologia vem beneficiando toda uma geração no que diz respeito ao conhecimento, bem como auxiliando no empreendedorismos e na facilitação de linhas de crédito. É para os jovens de hoje e do futuro", comentou.
O Armazém da Criatividade conta com uma unidade da Agência de Fomento do Estado (Agefepe), facilitando o acesso a linhas de crédito especiais para iniciativas inovadoras surgidas no ecossistema da unidade.
O presidente executivo do Porto Digital, Francisco Sabóia, pontuou vários motivos que fizeram do Armazém da Criatividade comemorar o momento atual. "Tudo isso foi possível graças à participação essencial de parceiros. Desde sempre éramos conscientes da peculiaridade de Caruaru e do Agreste e o quanto essa unidade iria beneficiar os habitantes daqui, o que podemos chamar de terra promissora."
A prefeita Raquel Lyra lembrou de quando o Armazém era apenas projeto e aproveitou o momento para falar de novidades para Caruaru na área da tecnologia. "Em breve teremos o Conselho da Ciência e Tecnologia, o qual irá nos ajudar a criar ambiência de inovação em várias áreas, especialmente nas nossas escolas", adiantou.