Notícias
 
Política
 
06/10/2018
Assinado edital para a construção da escola municipal das Rendeiras
 

Ela também assinou esta semana a Ordem de Serviço para a ampliação das creches Anastácio Rodrigues e Tia Lourdinha

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), publicou edital, na tarde da quarta-feira (3), para a construção da escola municipal do Bairro das Rendeiras. A unidade de ensino, que será construída numa área de 4.600 m², oferecerá 1.750 vagas e disponibilizará de amplas salas de aula, laboratórios de informática, matemática e ciências, além de um complexo poliesportivo com piscina. A obra está orçada em mais de R$ 8,6 milhões. Participaram do evento o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), o ex-governador João Lyra Neto (PSDB), vereadores, bem como secretários municipais, estudantes e a comunidade local.

"A Escola Municipal Professor Leudo Valença, que funcionava neste bairro, foi interditada pela Defesa Civil porque estava em condições sub-humanas com o teto caindo, paredes dando choque e banheiros sem a menor condição de uso. Sabendo disso, fomos buscar recursos para construir uma escola de primeiro mundo que, além de garantir mais qualidade pedagógica para os alunos, será aberta à comunidade durante os finais de semana", garantiu a prefeita.

A chefe do executivo municipal disse também que a obra começa ainda este ano e que terá duração de 18 meses. "No final deste ano, a empresa vencedora da licitação já dará início às obras e, no máximo, em um ano e oito meses, nós queremos inaugurar a unidade educacional com toda estrutura para que os estudantes possam desenvolver todas as suas habilidades dentro das salas de aula", completou.

A dona de casa Gisleide Pereira não conteve a emoção ao falar da necessidade que as mães têm em deixar os seus filhos na escola. "Como aqui não tinha prédio para alugar, a PMC alugou parte de uma faculdade particular para que os nossos filhos tenham o seu direito à escola garantido. O problema é que o prédio fica longe e meus filhos precisam se locomover através do transporte escolar. Com a nova escola, essa agonia acaba. Agradeço à prefeita por pensar nas crianças", agradeceu.

Para o padre Roberto, pároco do bairro, a obra vem atender um clamor da população. "Infelizmente a comunidade nunca dispôs de uma estrutura onde fosse favorecido o processo educativo. As famílias pobres do nosso bairro dependem e precisam de um aparelho público que responda satisfatoriamente a esse processo educativo. Então nós estamos muito felizes pois, finalmente, começa a se cumprir uma promessa que há muito tempo era esperada, pois se criou uma expectativa geral a cerca dessa obra. Estamos muito satisfeitos porque sabemos que a educação é o único caminho para mudar o nosso país", disse.

Para o vereador Pierson Leite (PPS), essa escola vai atender a uma comunidade superior a 80 mil pessoas. "Moradores de bairros vizinhos, como Liberato, Inocoop, Morada Nova e Alta da Balança, também serão beneficiados", disse Pierson. "Essa unidade vem se somar às que foram entregues e também às que estão em construção ou em reforma. Quem tem um filho em uma escola pública municipal está sentindo a grande diferença", afirmou o também vereador Bruno Lambreta (PDT).

Raquel Lyra lembrou que o maior investimento que tinha sido feito na área da educação foi há mais de 25 anos, quando o seu pai, o ex-governador João Lyra Neto, era prefeito de Caruaru. "Ele construiu quatro grandes escolas. Uma em cada zona da cidade e, de lá para cá, os investimentos foram poucos", comparou. "Agora estamos oferecendo uma nova escola e que vai atender a vários bairros. Uma escola que vai estar aberta à comunidade o dia todo", disse. "Fico emocionado em ver o empenho e a dedicação de Raquel. Ela focou sua gestão no futuro de Caruaru, investindo bastante nas crianças. Creches e escolas são prioridades", concluiu João Lyra Neto.


ORDEM DE SERVIÇO

Dando continuidade às ações voltadas para a educação, a prefeita Raquel Lyra assinou, na última quinta-feira (4), a Ordem de Serviço para a ampliação dos Centros Municipais de Educação Infantil, creches Anastácio Rodrigues e Tia Lourdinha. Os locais receberão duas novas salas e uma bateria de banheiros masculino e feminino para cada creche. As obras terão um investimento de quase R$ 620 mil. O evento ocorreu na Rua Orlando Dias, no Bairro São João da Escócia.

 

 
 
 
 
publicidade