O que se vê é uma eleição atípica: uma mistura de políticos filiados a um partido e votando em postulantes de outro
Wagner Gil
Faltando apenas uma semana para o pleito de 7 de outubro, quando serão escolhidos presidente, senadores, deputados federais e estaduais, além de governadores, os vereadores de Caruaru, em sua maioria, já decidiram em quem vão votar. O resultado é bem parecido com o que o eleitor está vendo em nível nacional: uma mistura de políticos filiados a um partido e votando em postulantes de outro.
Apesar de Caruaru ter uma grande quantidade de candidatos e três deputados tentando a reeleição – Wolney Queiroz (PDT), Laura Gomes (PSB) e Tony Gel (MDB), políticos de outros municípios estão sendo apoiados por lideranças locais. Entre eles, estão Daniel Coelho (PPS), que concorre a deputado federal, e Priscila Krause (DEM), a estadual, que recebem o apoio da prefeita Raquel Lyra (PSDB).
Alguns vereadores da base do governo votam com a prefeita, mas alguns fazem ressalvas, como Ricardo Liberato (PDT), que vota para estadual em Joaquim Lira, de Vitória de Santo Antão. "É uma questão de compromisso e família", afirmou. "Os demais são os mesmos de Raquel", pontuou.
O presidente da Câmara, Lula Torres (PSDB), que chegou a lançar uma pré-candidatura, vota na chapa completa de Raquel: Alckmin (PSDB) para presidente; Armando Monteiro (PTB), governador; Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) para o Senado, além de Daniel Coelho (PSDB) para federal e Priscila Krause (DEM), estadual. Também seguem a prefeita, Zezé Parteira (PV) e Pierson Leite (PSD).
Heleno Oscar (Patriotas) vota nos candidatos de Raquel, exceto no federal. "Para federal, voto em Davi Muniz (Patriotas). Nosso partido deve eleger dois ou três e nosso foco é conseguir a quantidade mínima de congressistas para que a legenda mantenha seu tempo de televisão e tenha direito ao fundo partidário. Todos os vereadores do partido no Estado votam em Davi Muniz. Ele também se comprometeu a destinar verbas através de emenda parlamentar para Caruaru", revelou Heleno Oscar.
Da base do governo, Bruno Lambreta também vota nos candidatos de Raquel, exceto no presidente. "Voto em Ciro Gomes (PDT), candidato do meu partido para presidente. Nos demais, eu sigo a prefeita", disse Lambreta.
O vereador Cecílio Pedro (PTB) não foi encontrado por nossa reportagem, mas, no Salgado, seu principal reduto eleitoral, ele foi visto pedindo votos para Caio Maniçoba (MDB), postulante a federal, e Romero Filho (MDB), para estadual.
Edjailson da CaruForró (PRTB) é candidato a deputado estadual e tem o apoio de vários vereadores, entre eles Rozael do Divinópolis e Duda do Vassoural, ambos do seu partido. Edjaílson vota em Luciano Bivar (PSL) para federal, assim como seus colegas de bancada. Os demais candidatos de Edjaílson, Duda e Rozael são Alckmin (presidente), Armando Monteiro (governador) e para o Senado Mendonça Filho e Bruno Araújo. Tafarel (PRTB) vota em Guilherme Uchôa Júnior (estadual) e segue Raquel nos demais votos.
Fagner Fernandes (Avante) vota em Ciro Gomes para presidente. Seus senadores são Silvio Costa e Lídia Bulhões. "Eu voto em Sílvio Costa Filho para federal e em João Paulo Costa para estadual. O vereador Sérgio Siqueira (Avante) também vota em Ciro Gomes, Sílvio Costa, para senador; Maurício Rands (Pros), governador; Wolney Queiroz (PDT) federal, e José Queiroz (PDT) para deputado estadual.
Já Marcelo Gomes (PSB) vota em sua mãe, Laura Gomes, para deputada estadual. "Votamos em Paulo (PSB) para governador e Haddad (PT) para presidente. Para o Senado, meu voto vai para Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB)", disse o vereador socialista. Seu federal é Wolney Queiroz (PDT), que também faz dobradinha com Laura em Caruaru.
Daniel Finizola, do PT, tem um voto bem definido: Haddad para presidente; Tereza Leitão (PT) para deputada estadual; Marília Arraes (PT) para federal e Humberto Costa (PT) para o Senado. "O outro voto de senador e o de governador ainda não decidi", disse. Para a outra vaga do Senado, é bem provável que ele vote em Sílvio Costa. "Não posso confirmar agora, mas Sílvio é um bom nome", concluiu.
O presbítero Andrey Gouveia foi o único vereador que declarou voto ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). "Voto em Bolsonaro para presidente e Armando para governador. Meus deputados são Pastor Eurico (federal) e Adauto Santos (estadual)", revelou.