A pesquisa mostra que Jair Bolsonaro é o candidato mais rejeitado pelos eleitores, 44%. Em seguida vem Haddad
A nova pesquisa presidencial feita pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada na última quarta (26), mostra que o petista Fernando Haddad já abre até nove pontos de vantagem contra o terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT). Ambos disputam a vaga para um eventual segundo turno com o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, que lidera as intenções de voto.
Bolsonaro segue na liderança na pesquisa estimulada – quando os nomes são apresentados ao eleitor -, com 27%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 21%, e Ciro aparecendo em terceiro, atingindo 12%. Geraldo Alckmin (PSDB) ficou em quarto lugar, com 8%, e Marina Silva (Rede) aparece na sequência com 6%. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ibope também tentou medir o chamado "voto útil", quando um eleitor vota em um nome não por identificação, mas para evitar que outro que não o agrada vença. Para 28% dos entrevistados, ainda há grande possibilidade de mudança de voto para evitar que algum candidato ganhe a eleição. Quase metade dos entrevistados, taxa de 48%, não deve mais mudar o voto.
Veja o resultado da pesquisa de intenção de voto estimulada:
Jair Bolsonaro (PSL): 27%
Fernando Haddad (PT): 21%
Ciro Gomes (PDT): 12%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 6%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 11%
Não sabe/não respondeu: 7%
SEGUNDO TURNO
Nas simulações de segundo turno, o candidato do PSL só ganha de Marina Silva (Rede) e perde para os outros três: Haddad, Ciro e Alckmin.
Veja a simulação:
Haddad 42% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 4%)
Ciro 44% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 17%; não sabe: 3%)
Alckmin 40% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 3%)
Bolsonaro 40% x 38% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)
REJEIÇÃO
A pesquisa Ibope/CNI mostra que Bolsonaro é o candidato mais rejeitado pelos eleitores, 44%. Em seguida aparecem Haddad e Marina com 27%. Alckmin é por 19% e Ciro Gomes por 16%. Entre os postulantes que receberam menos de 5% das intenções de voto, Daciolo e Meirelles contam com 11% de rejeição; Eymael, 10%; Alvaro Dias, Guilherme Boulos e Vera Lúcia, 9%; João Amoêdo, 8%, e João Goulart Filho, 7%.