Notícias
 
Cidade
 
29/09/2018
Serviços têm deixado Caruaru mais limpa
 

Com a coleta seletiva e o cata-treco, a PMC tem recolhido materiais que vinham sendo descartados de forma irregular, e, agora, estão sendo reciclados

Pedro Augusto

Para quem deseja, se esforça e tenta fazer a sua parte por uma Caruaru mais limpa e respeitadora de seu meio ambiente, duas medidas implantadas recentemente pela Prefeitura vem oferecendo ferramentas a mais no atingir de seus objetivos. Desde o início deste segundo semestre que a PMC, através do projeto Ecoatitude, vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, vem pondo em prática os serviços da coleta seletiva e do cata-treco. A primeira iniciativa tem como objetivo recolher vidros, plásticos, papéis, bem como demais materiais, que, posteriormente, servem para ser reciclados. Já a segunda visa colher produtos como geladeiras, fogões e sofás, que estavam condenados para serem descartados em locais inadequados e, agora, com ela, estão tendo o destino certo.

Em entrevista na manhã da última quarta-feira (26), na sede da Secretaria de Serviços Públicos, no Bairro Pinheirópolis, a coordenadora do Ecoatitude, Jane Fábia Galvão, explicou como vem funcionando as duas ações. "Em relação à coleta, na medida em que o morador nos aciona, solicitamos que ele separe aqueles resíduos que podem ser reciclados, como vidros, metais e papelões, dos demais lixos oriundos da cozinha, como sobras de comida, ou do banheiro. Já que essa separação é necessária e nos auxilia para darmos a destinação correta para ambos. Em contrapartida, no que se refere ao cata-treco, o residente também precisa nos acionar para realizarmos o recolhimento daquele guarda-roupa que não tem mais serventia ou daquela geladeira que se encontra quebrada. Em ambos os serviços, o agendamento é indispensável", afirmou.

De acordo com Jane Galvão, todo o volume recolhido com as duas iniciativas está sendo repassado para as associações de catadores de materiais recicláveis. Nelas, aqueles produtos, que poderiam estar poluindo ainda mais o meio ambiente, quando depositados de maneira inadequada, têm se transformado em objetos que vêm gerando lucratividade. "Toda a população de Caruaru está sendo beneficiada com a coleta seletiva e com o cata-treco porque, juntos, os dois serviços têm contribuído para com a queda de acúmulo de lixo não só nas ruas, mas também no próprio Rio Ipojuca, para o aumento da consciência das pessoas, no sentido de como lidar corretamente com o lixo, para deixar a cidade num todo ainda mais limpa, enfim, para uma série de coisas. Embora tenham sido postos em prática há pouco tempo, as duas iniciativas já têm sido bastante elogiadas", acrescentou Jane.

Dentre as pessoas que aprovaram o cata-treco, a reportagem VANGUARDA conversou com a promotora Vilma Cordeiro. Segundo ela, o serviço não demorou muito tempo para atender a sua demanda. "Para se ter ideia, liguei ontem pela manhã (última terça-feira 25) e o pessoal da coleta retirou o meu sofá velho já hoje (manhã da quarta-feira). Foi muito rápido! Não tenho dúvidas de que essa iniciativa deixará a nossa cidade mais limpa, na medida em que já vem recolhendo nas casas os objetos que já não servem mais para nada. Agora, é necessário que a população faça a sua parte não só acionando os dois serviços, mas também criando novos hábitos no que se refere ao descarte do lixo. Sim, porque ainda existe muita gente mal-educada que joga os resíduos em todos os locais possíveis sem se preocupar com as más consequências."

E elas costumam ser muitas, conforme chamou a atenção o professor e biólogo Alexandre Nunes. "É justamente no lixo que há proliferação de vetores de doenças, tais como moscas, baratas, ratos e mosquitos. Infelizmente, milhares de pessoas ainda não sabem lidar com ele e acabam se prejudicando com absorção de doenças, agredindo também, e muito, o meio ambiente. Então, avaliamos essa duas iniciativas da PMC como espetaculares, haja vista que não só possibilitará a redução de enfermidades no município, como também contribuirá para com uma maior consciência no tratamento do lixo por parte da população.

Para agendar o serviço da coleta seletiva ou do cata-treco, basta entrar em contato pelo 3701-1455. São gratuitos.

 

 
 
 
 
publicidade