Notícias
 
Economia
 
22/09/2018
Sinal analógico de TV será desligado em três cidades
 

A "Seja Digital" está preparando Caruaru, Bezerros e São Caetano para a migração do sinal analógico para o digital

Rita Araújo

No dia 5 de dezembro, o sinal analógico de televisão será desligado nas cidades de Caruaru, Bezerros e São Caetano, no Agreste. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo digital, com qualidade de imagem e som de cinema. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena UHF e um aparelho de TV preparado para receber o sinal.

Por isso, a "Seja Digital" é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade não governamental tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação, mobilização social e distribuindo kits gratuitos para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Moradores de Caruaru e dos outros dois municípios já podem agendar a retirada de um dos mais de 85 mil kits gratuitos com antena digital (UHF), conversor e controle remoto, que a "Seja" está distribuindo. "Já estamos trabalhando para que a informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população e todos possam se preparar com antecedência, pois o sinal digital já está disponível", afirmou Neilza Buarque, gerente regional da entidade.

Para saber se tem direito aos equipamentos do kit, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos e fazer o agendamento. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit.

A migração representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. "Ao ser desligado, o sinal analógico vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados", afirmou Antonio Carlos Martelletto, presidente da "Seja Digital".

A TV digital ainda tem outros atributos, como a inclusão, onde as pessoas com deficiência auditiva começarão a ter maior acesso à interpretação em Libras nas programações, ofertando, também, benefícios para quem têm problemas visuais, através de áudio descrição. Os usuários poderão fazer a escolha dessas opções no controle remoto.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até o final de 2018, e até dezembro de 2023, estima-se que acontecerá a migração em todo o país.

Para saber quando a mudança acontecerá em sua cidade, basta acessar o site sejadigital.com.br e consultar o calendário disponível.

 
 
 
 
publicidade