Notícias
 
Cidade
 
14/09/2018
Icia inicia festividades dos seus 15 anos de fundação
 

Até o momento, mais de 60 mil atendimentos já foram realizados pelo instituto

Pedro Augusto

Uma das instituições mais importantes do sistema de saúde do Interior de Pernambuco está muito próxima de completar 15 anos de fundação. Tendo como principal lema "salvar vidas", o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) faz aniversário na próxima quarta-feira (19), com a realização de extensa programação. Para marcar o início das comemorações, o instituto promoveu café da manhã com a imprensa, na semana passada, em sua sede que fica localizada na Rua Hidelbrando Pereira Duque, no Bairro Universitário, em Caruaru.

Na ocasião, os jornalistas participantes foram presenteados com o livro "A Vida por Outros Olhos", da jornalista Rayanne Santos, que retrata histórias de quem vivenciou o câncer infantil, bem como ainda conferiram as instalações atuais da entidade.

À reportagem VANGUARDA, o coordenador do serviço de oncologia pediátrica do Icia, médico Luiz Henrique Soares, destacou a importância dos serviços prestados ao longo destes últimos 15 anos de atividades. "Quando abraçamos a esta ideia, isso há 15 anos, havia um dado alarmante de que cerca de 70% das crianças diagnosticadas com câncer e que se tratavam na capital pernambucana eram provenientes do Interior. Mas aos poucos essa realidade acabou se modificando. Com o trabalho sério, comprometido e pioneiro que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste vem desenvolvendo ao longo de sua existência, hoje muitas crianças, não só de Caruaru e do Agreste, como também de outros estados, têm recebido o atendimento necessário aqui. Isso nos deixa muito satisfeitos e ainda mais fortalecidos para continuarmos salvando vidas através dos serviços do Icia", disse.

Também presente no encontro com a imprensa local, o diretor-presidente do instituto, o médico Antônio Romão, destacou os serviços atualmente oferecidos pela entidade. "O Icia disponibiliza um serviço completo, ou seja, mantém já há anos a Caravana do Diagnóstico Infantil, onde promove treinamentos voltados para as equipes de saúde dos municípios atendidos. Além disso, quando diagnosticado o câncer, realiza todos os exames, bem como ainda faz as cirurgias e as sessões de quimioterapia necessárias. Em paralelo, promovemos os acompanhamentos das crianças até as suas curas", afirmou.

Para isso, além de contar com um corpo médico bastante qualificado, o instituto também dispõe das atuações de nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, fisioterapeutas, dentre outros. A mãe do pequeno L.M., de 8 anos, Maria das Dores Silva, que teve o seu filho atendido pela entidade, falou do papel crucial do Icia na cura do seu primogênito. "Quando soube do diagnóstico dele, de início, fiquei desesperada, mas, aos poucos, o medo acabou dando lugar à esperança, com o auxílio irrestrito deste instituto. Ele passou por tratamento e, graças a Deus e ao Icia, hoje, está curado. Desejo muito anos de atividade a esta instituição tão importante para Caruaru e todo o Estado", comentou.


HOMENAGEM

Através de propositura do presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres, o Icia foi homenageado, na noite da última quarta-feira (11), pelos seus 15 anos de existência. Para o propositor da solenidade, o trabalho que o instituto vem realizando ao longo dos últimos anos tem sido de fundamental importância.

"O Icia merece esta homenagem. Como parlamentar, uma das minhas funções também é fazer com que setores relevantes e indivíduos engajados com as questões sociais do município recebam o seu devido reconhecimento, a partir de ações desta casa. E o instituto faz um belo trabalho no que diz respeito ao tratamento das crianças com câncer e o amparo e apoio às famílias. Algo imprescindível na vida de quem enfrenta uma doença tão agressiva", destacou Lula.

Também em comemoração à data marcante, durante esta semana, mais precisamente nas últimas quinta (13) e sexta-feira (14), a entidade promoveu o 2º Simpósio Multidisciplinar em Oncologia, o Encontro Voluntário, além de sua Festa de 15 Anos.

Nesta terça-feira (18) haverá ainda missa em Ação de Graças, a partir das 19h, na Igreja da Natividade, no Bairro Maurício de Nassau, enquanto que, na quarta (19), será realizado culto ecumênico, às 9h, na sede do Icia, e um pouco mais tarde, às 19h, ocorrerá culto evangélico, às 19h, na Igreja Vale da Bênção Central.

Funcionando como uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste nasceu a partir da ideia do médico Luiz Henrique Soares, em 2003, e o seu objetivo é oferecer tratamento, apoio e atendimento multidisciplinar gratuito para crianças com câncer. Até o presente momento, mais de 60 mil pessoas já receberam atendimento na instituição.

 

 
 
 
 
publicidade